Toca Cultural

23 de ago de 2021

Grupo Folclórico Raízes de Bolívia apresenta um pouco de sua história nesta segunda (23)

Evento virtual que celebra o mês do folclore é promovido pela Aintepar e segue até dia 30.

Raízes de Bolívia relembra participações no Festival Folclórico de Etnias | Fotos: Toca Cultural

Até o fim de agosto, a Associação Interétnica do Paraná vai exibir em seu canal no Youtube, todas as noites, às 21h, um novo vídeo produzido pelos grupos filiados, num projeto chamado "O Que nos Une". A ideia é mostrar o que motiva os folcloristas a dedicarem suas vidas a preservação da cultura e dos costumes de suas origens étnicas, bem como resgatar a história, contar momentos de bastidores e de como os grupos têm enfrentado este momento de pandemia, que acabou afastando temporariamente a todos dos palcos.

A Toca Cultural conversou com Leticia Gabrielle Pereira Castro, do Grupo Folclórico Raízes de Bolívia, que relata uma imensa saudade de retomar os ensaios e as danças.

"Nos grupos de WhatsApp a gente se conversa bastante sobre essa vontade de se reencontrar e retomar os ensaios. A gente ainda não conseguiu voltar, o pessoal tá com medo esperando tomar vacina. Também não foi possível ensaiar online, não deu certo, estamos na espera e nessa época do ano é bem difícil, porque aparecem muitas lembranças no Facebook dos festivais passados, e o pessoal fica repostando, com saudade. O nosso grupo tá bem nesse lugar da saudade, da falta de se encontrar, mas optamos por esperar a vacina de todos e assim que estiverem todos vacinados, mas em breve a gente deve marcar algo".
O Festival Folclórico de Etnias do PR sempre foi momento de união entre os folcloristas

Letícia conta também que, felizmente, o grupo de folcloristas não teve perdas de bailarinos para a Covid-19 nesse último ano. Mas ainda assim, a opção foi a de não retomar com as apresentações presenciais até que todos estivessem se sentindo seguros. Agora, quando a situação parece mais tranquila, o grupo aceitou o convite para fazer uma participação presencial no Centro Cultural do Boqueirão, em Curitiba, no próximo fim de semana. Certamente, será um termômetro para sentir como deve ser a retomada das atividades folclóricas daqui pra frente.

"Esperamos que todos se cuidem, que consigam aquecer os corações de alguma maneira para que possamos voltar em breve a nos encontrar como antes, a dançar juntos, a compartilhar de outros eventos, do festival, enfim... de maneira segura, saudável, sem medo, sem apreensão do que pode acontecer, e mantendo os grupos unidos".

Clique aqui para assistir ao vídeo nesta noite de segunda-feira, às 21h.

E confira quais serão os próximos vídeos:

24 DE AGOSTO (TERÇA-FEIRA) - 21H

FOLCLORE UCRANIANO BARVÍNOK

25 DE AGOSTO (QUARTA-FEIRA) - 21H

GRUPO FOLCLÓRICO ITALIANO ANIMA DANTIS

26 DE AGOSTO (QUINTA-FEIRA) - 21H

GRUPO FOLCLÓRICO DA ASSOCIAÇÃO NIPO-BRASILEIRA - NIKKEI CURITIBA

27 DE AGOSTO (SEXTA-FEIRA) - 21H

GRUPO FOLCLÓRICO HOLANDÊS DA CASTROLANDA

28 DE AGOSTO (SÁBADO) - 21H

GRUPO FOLCLÓRICO POLONÊS JUNAK DA SOC. UNIÃO JUVENTUS

29 DE AGOSTO (DOMINGO) - 21H

GRUPO FOLCLÓRICO ITALIANO PICCOLA ITÁLIA

30 DE AGOSTO (SEGUNDA-FEIRA) - 21H

GRUPO FOLCLÓRICO DO CENTRO ESPANHOL DO PARANÁ

    368
    3