Toca Cultural

25 de nov de 2020

Orquestra Sinfônica do Paraná apresenta concerto virtual no dia 11 de dezembro

Os músicos convidaram bailarinos do Balé Teatro Guaíra e concerto será o encerramento da Série Música de Câmara 2020.|

No próximo dia 11 os músicos da OSP apresentam o concerto virtual de encerramento da Série Música de Câmara 2020. O projeto começou em junho por iniciativa dos próprios músicos, com a curadoria do maestro-titular Stefan Geiger.
 

 
Para o concerto de encerramento, eles prepararam uma programação especial. Serão três obras do compositor argentino Astor Piazzolla com a participação especial de bailarinos do Balé Teatro Guaíra. Os concertos foram gravados em estúdio, respeitando as normas de distanciamento social da Organização Mundial da Saúde.
 

 
"Fazer a Série Música de Câmara em formato virtual foi divertido, mas também desafiador", conta a violinista da OSP, Martina Lohmann, uma das responsáveis pela coordenação do projeto.

"Os músicos estavam interessados em manter a Série, mesmo que não fosse possível ir ao palco. Como não tivemos verba para a maioria dos concertos, tarefas como a edição do áudio e a sincronização de vídeo foram realizadas voluntariamente pelos próprios músicos ou por amigos da orquestra", completa a violinista.

Para os músicos que participaram do projeto, a Série Música de Câmara foi uma forma de canalizar a energia criativa, a vontade de trabalhar e de ter contato, por mais que restrito ao ambiente virtual, com o público.
 

"A pandemia tem sido desafiadora para todos. A grande maioria dos meus colegas músicos nunca passou por mais de 3 meses sem ensaios, concertos ou concursos. Em um contexto de tantas privações e dificuldades, o poder da arte de criar e expressar um sentido de comunidade tem feito toda a diferença, para nós e para o público", disse Júlio Zabaleta, flautista da OSP e um dos coordenadores da Série.

Neste ano, vários grupos trouxeram propostas de músicas do compositor argentino Astor Piazzolla e foi o mais tocado em 2020. Historicamente, ele é conhecido por incorporar elementos do tango em suas composições. As três obras que serão apresentadas no concerto de encerramento são consideradas tangos e, por isso, surgiu a ideia de convidar os bailarinos do Balé Teatro Guaíra a se juntarem ao projeto.

"A música de Piazzolla é muito instigante e inspiradora e é impossível ouvi-la sem pensar nos movimentos de bailarinos. A interação da Orquestra com o Balé é sempre artisticamente enriquecedora para os dois grupos e o resultado dos vídeos ficou muito bonito", explica Ricardo Molter, spalla da OSP e um dos coordenadores da Série Música de Câmara 2020.

As coreografias foram criadas especialmente para o projeto. Os bailarinos participantes gravaram no Teatro José Maria Santos.

"É a nossa função dentro da sociedade proporcionar momentos de exploração interior e ajudar a dar vazão à alegria, ao luto, à esperança e todas outros sentimentos que temos experimentado tão intensamente. Uma pandemia sem arte seria insuportável", disse Júlio Zabaleta, flautista da OSP.

No dia 11 de dezembro, às 18h, a Orquestra Sinfônica do Paraná convida a todos para participarem do concerto virtual de encerramento. O público poderá interagir ao vivo e, além das músicas, haverá depoimentos dos participantes no projeto. Após a exibição no Facebook da OSP o material completo estará disponível nas redes sociais da Orquestra e do Teatro Guaíra.

Serviço

Série Música de Câmara 2020 | Temporada Virtual
 
Concerto de Encerramento

Quando: 11 de dezembro de 2020
 
Horário: 18h
 
Onde: http://www.facebook.com/OrquestraSinfonicaDoParana
 
Valor: gratuito
 
Programa de concerto: Astor Piazzolla (1921-1992)
 
Se Fue Sin Decirme Adiós
 
Saint Louis en l'Île
 
La Misma Pena.

    11
    0