Encenação recria o clássico de Nelson Rodrigues, a partir de um espetáculo que envolve mais de 70 pessoas.
Estreia nos dias 29, 30 e 31 de agosto, no Teatro Guaíra, em Curitiba, uma montagem inédita no Paraná da ópera “Anjo Negro”. Com realização da In’Scene Produções Artísticas e produção de Jewan Antunes, traz o texto original de Nelson Rodrigues musicado pelo compositor e maestro João Guilherme Ripper, num espetáculo com regência do Maestro Jaime Zenamon e direção cênica de Jul Leardini. O elenco traz grandes vozes da música erudita brasileira, acompanhados pela Orquestra Filarmônica da Universidade Federal do Paraná.
A encenação inova ao recriar o clássico de Nelson Rodrigues com uma estética que traz elementos do expressionismo alemão, cinema noir e teatro espartano, além de referências à obra de Karl Jung. O cenário será composto por projeções mapeadas, com um toque tecnológico que dialoga com este texto permeado por temas que, tragicamente, ainda são tão atuais e conectados com a realidade brasileira.
Escrita em 1946, originalmente como uma peça teatral, "Anjo Negro" aborda questões como racismo, violência, estupro e incesto. Narra a história de Ismael, médico negro que mantém Virgínia, sua esposa branca, confinada. Os filhos que nascem acabam sendo afogados por Virgínia em um tanque, por serem negros como o pai. Num corte temporal, a história dá um salto de 16 anos, quando surge Ana Maria, branca e cega, apaixonada por Ismael, que acredita ser seu pai e o único homem branco do mundo.
A produção envolve mais de 70 pessoas. O elenco traz nos papéis protagonistas o barítono David Marcondes, como Ismael, e a mezzo soprano Luciana Melamed, como Virgínia.
Serviço:
“Anjo Negro” estreia em agosto no Teatro Guaíra
Data: dias 29, 30 e 31 de agosto de 2023.
Horário: 20 horas
Local: Teatro Guaíra – Auditório Bento Munhoz da Rocha Neto (Guairão)
Endereço: Rua XV de Novembro, 971 - Centro, Curitiba - PR
Ingressos: R$ 40 (inteira) e R$ 20 (meia).
Vendas: bilheterias do teatro e no www.deubalada.com
O projeto tem suporte do Edital Nº 004/2022 do SISPROFICE da Secretaria de Estado da Cultura, com incentivo fiscal da COPEL.
Informações: FC Comunicação
Comments