Exposições integram as mostras temporárias da exposição Narrativas e Poéticas do Mate no Espaço Cultural BRDE – Palacete dos Leões.
Um conjunto de obras do artista Alfredo Andersen (1869 –1935) relacionadas ao contexto ervateiro podem ser vistas pelo público até a próxima sexta-feira, 26 de novembro, no Espaço Cultural BRDE – Palacete dos Leões. As obras integram a mostra de câmara “Andersen e a erva-mate”, uma das salas temporárias da exposição “Narrativas Poéticas do Mate”.
Com texto do crítico de arte Adolfo Montejo Navas, a exposição apresenta paisagens e cenas de gênero realizadas pelo pintor. “A coincidência dos tempos das coisas, 200 anos do conhecimento científico da erva-mate e 160 do nascimento do pintor, são duas efemérides convergentes em destaque recíproco”, escreve Navas em seu texto de apresentação.
“Nos alegra ver o legado de Alfredo Andersen ganhando presença em exposições que enaltecem a cultura e as raízes do estado do Paraná, algo que lhe era muito caro e que retratou de forma tão singular. Parabenizamos o BRDE e à equipe do Espaço Cultural BRDE – Palacete dos Leões por esta exposição que destaca a importância da erva-mate”, afirma Wilson Andersen Ballão, bisneto do pintor e também presidente da Sociedade Amigos de Alfredo Andersen, instituição correalizadora da mostra.
Como parte da programação da Semana Andersen de 2021, o curador Adolfo Montejo Navas realizará uma visita guiada na próxima sexta-feira, 26 de novembro, às 17h. A atividade é gratuita e com duração aproximada de 60 minutos. As vagas são limitadas e as inscrições dos interessados podem ser feitas pelo email: palacete@brde.com.br
Arte Contemporânea
Na sala da torre do Palacete dos Leões também segue em cartaz até sexta-feira, 26 de novembro, o site-specific “Verde é o Verde” da artista Eliane Prolik, “um verde que se cheira, que se materializa no ar”, como descreve o curador Adolfo Montejo Navas.
“O trabalho de modo ampliado apresenta a questão do verde e meio ambiente para nos fazer pensar e refletir urgente e profundamente, pois acredito que hoje seja o que todos necessitam tratar no mundo, com cuidado e compreensão. A mata é ancestral, o verde vibra em nosso corpo como memória de convívio – simultaneamente significado e cor”, comenta a artista Eliane Prolik sobre seu trabalho. “A erva-mate é um foco mais específico que veio do contexto local e do próprio Palacete. Revelando entrelaçamentos entre a natureza e o processo civilizatório da agricultura, economia, referência histórica e geográfica paranaense e curitibana”, complementa a artista.
Boa repercussão e ampliação dos horários
Para a última semana das mostras temporárias de “Narrativas e Poéticas do Mate”, o Espaço Cultural BRDE – Palacete dos Leões retomou ao seu horário padrão de atendimento ao público, das 13h às 18h. “A melhoria nos indicadores da pandemia em Curitiba e a boa repercussão da mostra relacionada as obras de Alfredo Andersen e Eliane Prolik junto à comunidade nos levaram a ampliar a agenda de atendimento ao público. No entanto, como parte de nossos protocolos de segurança sanitária, optamos por seguir com os agendamentos pelo site”, explica Rafaela Tasca, coordenadora do Espaço Cultural BRDE – Palacete dos Leões.
Com entrada gratuita, as exposições “Andersen e a Erva-mate” e “Verde é o Verde” seguem em cartaz até sexta, 26 de novembro. O agendamento de horário deve ser feito pelo site www.brde.com.br/palacete.
Serviço:
Semana Andersen de 2021 no Palacete
Visita Guiada com o curador Adolfo Montejo Navas
Sexta-feira, 26 de novembro de 2021
Horário: 17h
Vagas limitadas.
Inscrições pelo email palacete@brde.com.br
Em cartaz até 26 de novembro de 2021.
Andersen e a Erva-Mate
Em parceria com Sociedade Amigos de Alfredo Andersen
Verde é o Verde
Instalação da artista Eliane Prolik com curadoria de Adolfo Montejo Navas
Horário de visitação: de terça a sexta (13h às 18h), somente mediante agendamento: www.brde.com.br/palacete.
Visita segura:
Em sua reabertura, o Espaço Cultura BRDE – Palacete dos Leões adotou o agendamento das visitas e a certificação de boas práticas sanitárias pela Local Confiável. São obrigatórios o uso de máscara durante todo o período no Palacete, a medição da temperatura corporal, seguir as regras de distanciamento social, entre outras medidas. Mais informações podem ser encontradas no site www.brde.com.br/palacete e nas redes sociais @EspacoCulturalBrde.
Local: Espaço Cultural BRDE – Palacete dos Leões
Av. João Gualberto, 570 – Alto da Glória – Curitiba/PR
Entrada gratuita
Comments