Buscar

Oficina ensina técnicas avançadas para caracterizar personagens


Com o makeup artist Cleber de Oliveira, os encontros da oficina serão realizados na Caixa Cultural de Curitiba, de 17 a 20 de maio, destinado a atores, maquiadores e artistas plásticos. Serão quatro encontros, das 14h às 18h e as inscrições podem ser feitas gratuitamente até o dia 10 de maio, pelo e-mail gentearteirapr@caixa.gov.br. As vagas são limitadas.

A oficina vai abordar o estudo e aprimoramento da técnica de aplicação de barbas, bigodes, cavanhaques, costeletas e pelos em geral. A técnica é muito utilizada para fins de caracterização cênica. Nas aulas, os alunos irão desenvolver um tema, confecção e finalização da caracterização pesquisada para cada personagem criado.

Cleber de Oliveira é makeup artist com formação na Joe Blasco Makeup Training Center, em Hollywood (EUA), além de figurinista e aderecista. É também graduado em Comunicação Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Indicado a vários prêmios, Cleber foi finalista do Legends of Makeup - Ve Neill Scholarship Cinema Makeup School(Hollywood) em 2015 e indicado como melhor maquiador em 2014 pelo Prêmio Cabelos e Cia. Foi também vencedor do Prêmio AVON de Maquiagem em 2013, na categoria Artes Cênicas.

Em 2011, inaugurou o Atelier Cleber de Oliveira, onde ministra workshops de maquiagem, desenvolve pesquisas de linguagem para espetáculos e afins. Criou, em parceria com a premiada maquiadora Mona Magalhães, a maquiagem para o DVD do Teatro Mágico, e assinou ainda as maquiagens do Circo do Topetão (RJ) e do DVD Circo de Brincar, da Som Livre. Também desenvolveu linguagem e identidade visual para o espetáculo Gênesis, do grupo Afroreggae e figurinos, adereços e maquiagens da Cia. Up Leon para espetáculos internacionais.


0 visualização