Buscar

Dias 21 e 22 tem espetáculo infantil A pulga do Arquiteto


A CAIXA Cultural de Curitiba (Rua Conselheiro Laurindo, 280, Centro) apresenta no próximo fim de semana um espetáculo que utiliza elementos de circo e dança. A peça é uma viagem ao Renascimento, com suas descobertas e invenções contadas por uma divertida dupla de personagens. A direção é de Débora Dubois, com texto de Paulo Rogério Lopes. O elenco é formado pelas atrizes Isabela Graeff e Ziza Brisola.

No sábado, a apresentação terá duas sessões; uma às 15h e outra às 18h. No domingo, apenas às 15h. Os ingressos estarão à venda a partir do dia 14 de maio, na bilheteria do teatro, e custam R$ 10 e R$ 5 (meia).

A HISTÓRIA

Em uma noite em seu quarto, o estudioso garoto Pippo está sem sono e se recusa a dormir – prefere ler seus livros de História. Ele, que sonha em ser inventor, acaba recebendo a visita da personagem Pulga, um inseto à procura de alguém para construir uma casa para ela.

O menino se inspira no italiano Filippo Brunnelleschi (1377 - 1446) e suas invenções que marcaram o início do Renascimento – é dele o Domo da Catedral Santa Maria del Fiori, um marco da arquitetura – e aceita o desafio de Pulga. Para isso, embarcam em uma viagem para Roma, onde grandes construções ainda guardam segredos do Antigo Mundo.

A dupla se perde no caminho e sua expedição acaba dando uma passadinha até mesmo na China. Para conseguir alcançar o objetivo, precisam elaborar vários projetos e traspor obstáculos na jornada, fazendo alusão a várias passagens do Renascimento, como as Grandes Navegações, a invenção do Veículo Anfíbio e a descoberta da Perspectiva.

Um telão no fundo do palco ajuda a contar a história, exibindo os desenhos rabiscados por Pippo, além de fotos e mapas dos locais por onde passam. O cenário, que vai se transformando no decorrer da narrativa, é todo suspenso. O recurso propicia cambalhotas, giros e saltos dos personagens, movimentos acrobáticos típicos da Cia. Linhas Aéreas, responsável pelo espetáculo.


0 visualização