Buscar

Hominus Brasilis terá versão especial, com audiodescrição, para cegos


A CAIXA Cultural Curitiba apresenta o espetáculo Hominus Brasilis, de 1 a 3 de julho. Encenada sobre um pequeno tablado, a montagem passeia por vários momentos da História, desde o Big Bang até o presente. Na sexta, às 14h30 e às 20h, no sábado às 20h e Domingo às 19h. A venda de ingressos começa no dia 25 de junho e custam R$ 10 e R$ 5 (meia).

A peça utiliza uma linguagem cênica inédita no Brasil: todas as cenas acontecem sobre uma plataforma de 2m2. O palco não tem cenário, nem adereços. Utilizando apenas o corpo e vozes, sem a ajuda de outros recursos cênicos, os atores apresentam um olhar irreverente sobre a trajetória dos acontecimentos, permitindo que a plateia identifique facilmente as figuras e momentos marcantes da história da humanidade.

Criada pela Cia. De Teatro Manual, a peça recupera grandes momentos da humanidade e convida o espectador a se deparar com o surgimento da vida, a extinção dos dinossauros, a expansão marítima da Europa e as grandes guerras. O público verá também eventos que marcaram a história brasileira, como a chegada dos portugueses, a escravidão e a ditadura militar.

O projeto nasceu a partir de uma pesquisa da trajetória do homem no mundo. O grupo de quatro atores – Helena Marques, Matheus Lima, Dio Cavalcanti e Patricia Ubeda – utiliza sonoplastia vocal ao vivo para contar episódios marcantes da História.

O espetáculo foi indicado ao Prêmio Shell de Teatro 2014 na Categoria Direção e ao Prêmio Cesgranrio de Teatro 2014 na Categoria Especial pelo estudo do espaço cênico através da Plataforma.

Sessão especial para deficientes visuais

O espetáculo poderá ser apreciado também pelo público com deficiência visual. No dia 01 de julho (sexta-feira), às 14h30, haverá uma sessão especial com audiodescrição do que se passa no palco. A apresentação contará com jovens do Instituto Paranaense de Cegos na plateia e é aberta ao público em geral. A entrada será gratuita, com distribuição de ingressos a partir de 25 de junho (sábado) até 28 de junho (terça-feira).


2 visualizações