Buscar

"A chegada de Lampião no Inferno", em cartaz no fim de outubro


A CAIXA Cultural Curitiba apresenta, de 28 a 30 de outubro, o espetáculo "A chegada de Lampião no Inferno", da PeQuod - Teatro de Animação, uma das principais companhias de teatro de bonecos do país. A montagem recria o famoso cordel que dá nome ao espetáculo. O elenco é formado por bonecos e atores, e a montagem foi indicada ao Prêmio Shell de Teatro em duas categorias - Melhor Cenografia e Melhor Iluminação.

O ator Othon Bastos é o narrador que conduz o público aos confins do sertão e às artimanhas do cangaço. A trilha sonora de André Abujamra completa a atmosfera sonora do espetáculo.

A chegada de Lampião no inferno é dividida em duas partes. Na primeira, apenas com bonecos e o narrador, o grupo conta a vida de Lampião e o ciclo do cangaço. Esta fase se passa dentro de uma olaria. Versos, preces, notícias de jornal e relatos sustentam a narrativa nesta parte.

Na segunda, a sensação é a de ser um documentário ao vivo. Os manipuladores dos bonecos assumem um novo lugar na cena e passam a mostrar o momento seguinte à morte de Lampião com ares de Divina Comédia. Já no inferno, o cangaceiro desafia o dono do lugar, exigindo a posse daquele mundo quente igual ao sertão. O demônio, no entanto, não permite que ele fique lá. A única saída para Lampião é refazer o caminho de volta.

FOTOS: ANGELO DUARTE E SIMONE RODRIGUES

A peça será apresentada na CAIXA Cultural Curitiba (Rua Conselheiro Laurindo, 280), de 28 a 30 de outubro, sexta e sábado, às 20h, e domingo, às 19h. Os ingressos estarão à venda a partir de 22 de outubro (sábado). R$ 10 e R$ 5 (meia).


0 visualização