Buscar

Gravuras de Francisco Goya ficam em cartaz até julho


Também chamada Disparates, a coleção revela o período mais obscuro do artista espanhol. A mostra Loucuras Anunciadas, do artista espanhol Francisco de Goya (1746-1828) fica em cartaz na Galeria da Caixa Cultural (Rua Conselheiro Laurindo, 280) até o dia 2 de julho, com entrada gratuita. São 20 gravuras de uma edição póstuma da Academia de Belas Artes de Madri, que adquiriu estas pranchas em 1864.

O ciclo que será apresentado em Curitiba é considerado o mais obscuro e complexo que Goya já fez. Na época, o artista havia decidido nem publicar estas gravuras por causa da perseguição aos iluministas na época.

São as últimas obras gráficas de Francisco de Goya e revelam visões, violência, sexo, deboche das instituições relacionadas com o regime absolutista, crítica aos costumes e ao clero.

Na exposição, duas grandes gravuras impressas permitem que os visitantes se fotografem diante das imagens com acessórios e, em uma delas, poderão utilizar sacos, tais como na obra original– Os ensacados (Los ensacados). A gravura remete à opressão, ao desespero e à própria sensação da surdez. Goya perdeu a audição aos 46 anos.

As visitações poderão ser feitas de terça a sábado, das 10h às 20h, e domingo, das 10h às 19h.

#goya

8 visualizações