top of page

Benedicte Maurseth é atração na capital dia 13 de junho

Toca Cultural

A artista norueguesa traz ao Brasil uma rara apresentação de hardanger fiddle, instrumento semelhante às rabecas brasileiras. Benedicte faz um recital de música norueguesa e canta no estilo tradicional, o Kveding.

O hardanger fiddle é um instrumento típico com formato lembra o de um violino, mas possui além das quatro cordas normais de um violino, quatro a cinco cordas de ressonância e uma madeira com menor espessura, principalmente no tampo. É muito usado na região de Hardanger, no sudeste da Noruega, sendo que o instrumento mais antigo data de 1651. Benedicte Maurseth usa instrumentos do período barroco, cordas de tripa natural e arcos de época.

O show será no dia 13 de junho, às 20h, no palco da Caixa Cultural de Curitiba (Rua Conselheiro Laurindo, 280).

Virtuose

Benedicte Maurseth nasceu em 1983, na região de Hardangerfjord, no oeste da Noruega. Atualmente, reside em Bergen, onde trabalha como musicista. Ela começou os estudos do hardanger fiddle aos oito anos de idade, sob orientação de Knut Hamre. Na Noruega, tornou-se aluna da prestigiada Bull Ole Academy, instituição especializada na música folclórica daquele país.

Maurseth gravou cinco discos, dois em duo com seu mestre Knut Hamre, um em quarteto com Asne Vallard Nordli, Berit Opheim e Sigbjorn Apeland. Da discografia destaca-se “Over tones”, realizado em duo com Asne Vallard Nordli e lançado por um dos mais prestigiosos selos do mundo: a ECM Records. Além dos CDs, Benedicte possui um livro publicado – um relato biográfico da vida de Knut Hamre.

Programação 2017

Depois da norueguesa Benedicte Maurseth, a nona temporada da série Solo Música em Curitiba terá recitais dos seguintes músicos: a contralto curitibana Kismara Pessatti (11 de julho), o baiano especialista em folk, Benjamin Existe (25 de julho), um dos principais violoncelistas da atualidade, o pernambucano Antonio Meneses (8 de agosto), o cantor e compositor gaúcho Nei Lisboa (29 de agosto), o violeiro pernambucano Cacai Nunes (26 de setembro), a pianista Olga Kiun (10 de outubro), o músico peruano Federico Tarazona (31 de outubro), o clarinetista e saxofonista Nailor Proveta (14 de novembro) e a cantora mineira Dea Trancoso (12 de dezembro).

Os ingressos estarão à venda a partir de 10 de junho (sábado), na bilheteria da Caixa Cultural, ao preço de R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia).

6 visualizações
bottom of page