Buscar

Sarau com a Família Assad será de 11 a 13 de agosto, com participação do flautista Toninho Carraquei


A CAIXA Cultural Curitiba apresenta, de 11 a 13 de agosto, o Sarau com a Família Assad, uma das principais famílias musicais do país. Sérgio Assad, violonista do Duo Assad, a irmã dele, a violonista e cantora Badi Assad e a pianista Clarice, filha de Sérgio, dividem o mesmo palco pela primeira vez em Curitiba e prometem envolver o encantar o público. Os artistas de sólida carreira internacional trazem ainda, como convidado, o flautista Toninho Carraqueira. Juntos, eles apresentam um variado repertório, que vai do popular ao erudito.

O primeiro encontro da família ocorreu em 2014. Realizaram uma turnê que visitou 10 cidades norte-americanas e era marcada por três gerações da família no palco, mostrando estilos distintos. O lançamento da turnê foi no Templo de Dedur, no Metropolitam Museum, em Nova York. Um ano depois, o espetáculo esteve em cartaz no Palais de Beau Arts, na Bélgica, e se transformou no destacado CD e DVD “Um momento de puro amor”.

Tradição e reconhecimento internacional

A musicalidade da família tem como ponto determinante a formação do Duo Assad, por Odair e Sérgio, em 1965. Alunos da violonista Monina Távora (1921-2011), que foi discípula de Andrea Segovia, os Assad tornaram-se provavelmente um dos mais influentes duos de violões do mundo e gravou 37 discos.

Além de estabelecer novos padrões de interpretação, eles influenciaram vastamente na criação e introdução de novas músicas para dois violões. Sua incontestável virtuosidade inspirou uma ampla gama de compositores a escreverem músicas especialmente para os dois, entre os quais Astor Piazzolla, Terry Riley, Radamés Gnattali, Marlos Nobre, Nikita Koshkin, Roland Dyens, Jorge Morel, Edino Krieger e Francisco Mignone.

O Duo trabalhou com renomados artistas como Yo-Yo Ma, Nadja Salerno Sonnenberg, Paquito D’Rivera, Gidon Kremer e Dawn Upshaw e se apresentou como solista com algumas da principais orquestras do mundo.

Odair deveria vir a Curitiba para o show. “Mas um problema de saúde o impediu. Esta é uma ausência lamentada pela pessoa e músico que Odair é e pelo fato de que o Duo estaria em Curitiba. Mas, a sua substituição por Toninho Carrasqueira deixou a todos felizes. É um grande músico”, diz Alvaro Collaço, produtor deste Sarau.

Toninho Carrasqueira é um dos principais flautistas do pais. Integrou por 15 anos o Quinteto Villa-lobos, recebeu indicações ao Grammy e formou um importante duo com a irmã, a pianista Maria José Carrasqueira. Doutor em Artes pela Universidade de São Paulo, é graduado no Conservatório de Versailles, na França e pela Escola Normal de Música de Paris. Carrasqueira se apresenta com algumas das principais orquestras sinfônicas e ao lado de artistas de variadas tendências estéticas, como o Quarteto de Brasília, Flo Menezes, Mauricio Carrilho, Egberto Gismonti, Naylor Proveta, Ivan Vilela e Marlui Miranda, entre outros.

FOTOS: GAL OPPIDO e ELIS RIBEIRETE

#CAIXACultural #FamíliaAssad

0 visualização