Buscar

Orquestra Sinfônica do Paraná se apresenta em Campina Grande do Sul


Dando continuidade ao projeto Dança e Música Teatro Guaíra para Todos, a Orquestra Sinfônica do Paraná se apresenta nos dias 15 e 16 de agosto, às 10h, e 17 de agosto, às 20h, no Teatro José Carlos Zanlorenzi, em Campina Grande do sul, Região Metropolitana de Curitiba. A regência será do maestro convidado Guilherme Mannis, com participações da atriz Helena de Jorge Portela, como narradora, e da cantora Karolyne Liesenberg.

O programa para os dias 15 e 16 será para crianças e inclui a composição Pedro e o Lobo (conto musical para crianças, Op. 67), do músico russo Sergei Prokofiev. Composta em 1936, a obra tem proposta didática apresentando às crianças os instrumentos musicais. Cada um é associado a um personagem. Pedro (representado pelas cordas da orquestra) desobedece à ordem do avô (fagote) e resolve capturar um perigoso lobo (trompas). Na caçada, ele tem a ajuda dos animais. O passarinho Sacha (flauta), a pata Sônia (oboé), o gato Ivan (clarinete) e os tiros de fuzil (percussão). A história é comentada por um narrador, que nestas apresentações será feita pela atriz Helena de Jorge Portela.

Para o dia 17 o programa é composto por abertura em si menor, Op. 26 - As Hébridas (A Gruta de Fingal), do compositor alemão Félix Mendelssohn; Bachianas brasileiras n°5, do brasileiro Heitor Villa-Lobos, que será interpretada pela cantora lírica Karolyne Liesenberg; e Sinfonia n°5: 1° Movimento, de Ludwig van Beethoven.

Maestro

Guilherme Mannis, natural de são Paulo, é diretor artístico e regente titular da Orquestra Sinfônica de Sergipe (Orsse) desde 2006. É responsável pela inserção do grupo musical no cenário artístico com temporadas anuais, gravações de música brasileira, turnês nacionais e participações em Festivais Internacionais. Sob sua direção, a Orsse promoveu apresentações pelo interior do estado de Sergipe e a popularização do acesso à música de concerto. Mannis foi responsável pela concepção do projeto social Orquestra Jovem de Sergipe, proporcionando ensino musical para centenas de jovens carentes de Aracaju.

O trabalho como regente inclui a Petrobras Sinfônica, Amazonas Filarmônica, Sinfônica de Roma, Sinfônica de Bari, Sinfonia Toronto, World Youth Orchestra, Sinfônica de Rosário (Argentina), Sinfônica do Teatro São Pedro (RS), Experimental de Repertório, Sinfônica Heliópolis, Sinfônica do Paraná, Sinfônica de Porto Alegre, Sinfônica do Espírito Santo, Sinfônica do Teatro Nacional de Brasília, Sinfônica da Bahia, Sinfônica de Ribeirão Preto, Sinfônica de Monterrey, Sinfônica de Guanajuato (México).

O Teatro José Carlos Zanlorenzi fica na Rua Presidente Juscelino Kubitschek de Oliveira, 975 - Jardim Paulista, Campina Grande do Sul. A entrada é gratuita.

#OrquestraSinfônicadoParaná

5 visualizações