Buscar

Quatro histórias encenam memórias da população brasileira


A CAIXA Cultural Curitiba apresenta, de 15 a 17 de setembro, o espetáculo Real, criação do grupo Espanca!, de Belo Horizonte. São quatro pequenas histórias distintas inspiradas em acontecimentos reais – um linchamento, um atropelamento, uma chacina policial e um movimento grevista –, todos presentes na memória recente da população brasileira.

Em 13 anos de trajetória, o grupo mineiro investiga dramaturgias contemporâneas que retratam o ser humano do ponto de vista da violência das afetividades. Real estreou em 2015 e já foi apresentada em São Paulo, Belo Horizonte e sete cidades de Santa Catarina.

As quatro histórias

Em “Inquérito”, pai e filhas brincam de um jogo de perguntas e respostas enquanto tentam conviver com a morte violenta da mãe que assombra a todos constantemente.

O braço arrancado torna-se o personagem central da trama em “O todo e as partes”. Um jovem é atropelado e tem seu braço amputado. A velha lei diz que o homem culpado deve ceder um de seus membros à vítima como reparação.

Uma categoria de trabalhadores realiza uma greve histórica por melhores salários e paralisa o carnaval de uma cidade maravilhosa. Esta é a história de “Parada Serpentina”.

Assista ao vídeo:

Em “Maré”, a morte de uma das vítimas da chacina policial numa favela é contada pela perspectiva das pessoas que a viveram.

Cada uma das quatro peças de Real tem um dramaturgo diferente: “Inquérito” (Diogo Liberano), “O todo e as partes” (Roberto Alvim), “Maré” (Márcio Abreu) e “Parada Serpentina” (Byron Oneil). O elenco se reveza entre as peças e a direção geral do projeto é assinada por Gustavo Bones e Marcelo Castro.

A CAIXA Cultural Curitiba fica na Rua Conselheiro Laurindo, 280 - no centro da cidade. Os ingressos já podem ser comprados a partir do dia 9 de setembro, na bilheteria do teatro. Os valores são populares: R$ 10 e R$ 5 (meia). As apresentações serão na sexta (15) e sábado (16), às 20h. Domingo (17), às 19h.

FOTO: ERIC BEZERRA

#CAIXACultural #GrupoEspanca

12 visualizações