Buscar

Museu Oscar Niemeyer tem programação diferenciada na 11ª Primavera dos Museus


A Primavera dos Museus é uma temporada cultural promovida anualmente pelo Ibram (Instituto Brasileiro de Museus) na chegada da nova estação. Neste período, o instituto convida os museus brasileiros a desenvolver uma programação especial. O objetivo da ação é valorizar os espaços culturais, intensificar sua relação com a sociedade e aumentar o público visitante.

O tema deste ano será “Museus e suas memórias” e o MON preparou uma série de oficinas inspiradas no projeto “Artista do Acervo”. O público poderá participar destes cursos gratuitos entre os dias 20 e 24 de setembro. Obras de Guita Soifer, Tatiana Stropp, Bernadete Amorim e Cleverson Oliveira foram escolhidas para inspirar os treinamentos.

Nos mesmos dias, às 15 horas, haverá visita mediada pela mostra “Museu em Construção”, fotografias da época da construção do “Olho”, feitas por Nani Gois.

Confira os destaques da programação:

Quarta-feira

No dia 20 de setembro, quarta-feira, os visitantes poderão participar da oficina “Repouso e movimento”, elaborada em 2015 pela artista Bernadete Amorim, das 11h às 14h. Em seguida, acontece a oficina “Pintura sobre metal”, feita pela artista Tatiana Stropp em 2014, das 14h às 17h. Também neste dia, haverá visita mediada na exposição “Museu em Construção”, às 15h.

Domingo

Dia 24 de setembro, domingo, as oficinas aplicadas pela equipe do Educativo do MON serão: “Instantâneo: da imagem digital ao autorretrato”, elaborada em 2016 pelo artista Cleverson Oliveira, das 11h às 14h; “Construindo livres livremente”, realiza por Guita Soifer em 2013, das 14h às 17h. A visita mediada será novamente na exposição “Museu em Construção”, às 15h.

Exibição das entrevistas com os artistas do acervo

Ao longo de toda semana, 19/09 a 24/09, das 10h às 18h, serão exibidos os vídeos com as entrevistas exclusivas produzidas para o programa “Artista do Acervo”. O projeto teve início em 2009, com o objetivo de trazer um artista que tenha obras no acervo do museu para realizar oficinas abertas ao público e dialogar com os visitantes. Até hoje, foram mais de 70 artistas que passaram pelo museu. Os encontros acontecem sempre aos primeiros domingos do mês, durante dois meses consecutivos. O artista Mário Rubinski será o homenageado dos meses de setembro e outubro.

Primavera dos Museus

De 19 a 24 de setembro

Exibição de vídeos sobre a trajetória artística dos “Artistas do Acervo”:

Local: miniauditório do MON

Horário: 10h às 18h

Quarta-feira, 20 de setembro

Oficina “Repouso e Movimento”, realizada por Bernadete Amorim em março de 2015

Técnica: Escultura em tecido

Local: Oficina – Subsolo

Horário: 11h às 14h

Oficina “Pintura sobre metal”, realizada por Tatiana Stropp em setembro de 2014

Técnica: Pintura em acrílica sobre placas

Local: Oficina – Subsolo

Horário: 14h às 17h

Mediação com a equipe do Educativo do MON

Exposição: Museu em Construção

Local: 2º andar do Anexo do Olho

Horário: 15h

Domingo, 24 de setembro

Oficina “Instantâneo: da imagem digital ao autorretrato”, realizada por Cleverson Oliveira em novembro de 2016

Técnica: Fotografia, projeção de imagem e desenho

Local: Oficina – Subsolo

Horário: 11h às 14h

Oficina “Construindo livros livremente”, realizada por Guita Soifer em março de 2013

Técnica: Assemblagem

Local: Oficina – Subsolo

Horário: 14h às 17h

Mediação com a equipe do Educativo do MON

Exposição: Museu em construção

Local: 2º andar do Anexo do Olho

Horário: 15h

#museuoscarniemeyer

5 visualizações