Buscar

Empanadas, medialunas, ceviches e outros pratos típicos dos países latinos devem movimentar Santa Fe


A 15ª edição da Grande Festa Latino-americana deve movimentar Curitiba neste domingo, 22 de outubro. O evento será no Bosque São Cristóvão, em Santa Felicidade e terá como tema “Sueña, Canta y Camiña “ (Sonha, Canta e Caminha), para celebrar a cultura da comunidade latino-americana que vive na capital paranaense.

O destaque da festa fica por conta da gastronomia típica dos países latinos.

A Argentina trará o seu tradicional churrasco com os cortes típicos porteños enquanto e o Uruguai terá o famoso Choripan (linguiça típica com molho especial servido no pão) e os doces alfajores Já a Colômbia terá as arepas (tradicionais assados de milho branco) e as obleas (waflles crocantes recheados com doce de leite, côco ralado ou amendoim), dentre outros pratos.

O México terá a sua gastronomia tradicional com tostadas, nachos, burritos e quesadillas enquanto que o Peru trará, dentre tantas opções, o Ceviche (foto) que é o prato símbolo do país que consiste em um marinado breve de peixe ultra fresco com "leche de tigre" e turrón de dona Pepa, um tradicional doce relacionada com a festividade do "Cristo Morado" do mês de outubro - só para citar algumas opções.

O Equador estará presente com três opções de ceviches (sendo uma de camarão), Chile terá as tradicionais empanadas e o doce mil hojas enquanto que o Paraguay vai levar a Sopa Paraguaya (que não é de tomar e sim de comer), Chipaguaçu e Milaneza no pão. Já a Bolívia vai com as suas tradicionais saltenãs (de bacalhau, carne e frango) e o famoso sanduíche de Chola.

A novidade deste ano é a Venezuela, que terá doces como o 'tres leches' e o 'dulce de lechoza'.

Confira as opções de cada país e escolha o seu prato!

Chile: Empanadas, Mil hojas (foto acima), rico mote con huesillhos.

Colômbia: Obleas, arepas, empanadas, ajiaco, merengones, café colombiano, perros calientes e buňuelos.

Bolívia: Slateñas e Sandiwch de Chola (foto).

Equador: Ceviches de peixe, camarão e misto.

Venezuela: Golfeados, hayacas, pernil, ensalada de gallina, tres leches, dulce de lechoza e chicha de arroz.

México: Tostadas, nachos , burritos , quesadillas e pepitos de carne com guacamole.

Argentina: Assado de tira, churrasco argentino, medialunas (foto) e empanadas.

Paraguai: Sopa Paraguaya (que não é de tomar e sim de comer), Chipaguaçu e Milaneza en el pan.

Uruguai: Choripan, alfajores y chaja.

Peru: Ceviche, Lomo saltado, Ají de gallina, Turrón de dona Pepa, Picarones, Arroz con pollo (foto) e Seco con pallares.

A entrada na festa é gratuita, mas todos que quiserem contribuir, poderão levar um quilo de alimento não perecível. Haverá uma celebração religiosa a partir das 10h30 e, logo após, apresentações artísticas com a abertura das barraquinhas gastronômicas.

#GrandeFestaLatinoamericana #BosqueSãoCristóvão #SantaFelicidade

14 visualizações

Posts recentes

Ver tudo