Buscar

Semana Andersen resgata memória da pintura paranaense


Em homenagem ao 157º aniversário de Alfredo Andersen, celebrado em 3 de novembro, o Museu Alfredo Andersen (MAA) abre na próxima segunda-feira (06/11) a Semana Andersen a partir. O evento tem início à 18h, com exposição que busca resgatar a memória da casa do artista norueguês, uma das personalidades artísticas mais representativas do Paraná e um grande incentivador da arte no Estado.

Considerado o pai da pintura paranaense, Alfredo Andersen tinha seu ateliê no mesmo local onde hoje funciona o museu, criado em sua memória. A Rua Mateus Leme já não é mais a mesma, mas o prédio onde ele morava continua preservado. É uma construção típica da Curitiba do final do século XIX, tombada pelo Patrimônio Histórico e Artístico do Paraná, e local onde são oferecidas oficinas de pintura, desenho e cerâmica.

A programação especial de aniversário segue até o dia 10 de novembro e terá um bate-papo com o bisneto do pintor, Wilson Andersen Ballão, uma oficina de Mocha Diffusion com Arlinda Rodrigues e lançamento de um caderno de atividades sobre Andersen. A entrada é gratuita para o público durante todo o evento.

Confira a programação completa

06/11 às 18h - Abertura da exposição “Semana Andersen” A mostra resgata a memória da casa de Alfredo Andersen ao recriar espaços como o quarto de seus filhos, a sala de jantar e seu ateliê. As obras do artista, entre retratos, cenas de gênero e paisagens paranaenses completam o ambiente. Em cartaz até 18 de fevereiro de 2018. 07/11 às 18h – Bate-papo com Wilson Andersen Ballão O bisneto de Alfredo Andersen é presidente da Sociedade Amigos Alfredo Andersen e um dos maiores colecionadores do pintor norueguês. 08/11 às 9h – Croquis urbanos Alunos do ateliê de pintura e desenho, artistas do grupo Urban Sketchers e comunidade estão convidados a participar de uma produção artística própria no Museu Alfredo Andersen. 09/11 das 14h às 17h – Oficina Mocha Diffusion com Arlinda Rodrigues Técnica de pintura em cerâmica para alunos do ateliê de arte do museu. 10/11 às 10h – Lançamento do Caderno de Atividades sobre Alfredo Andersen O setor Educativo do Museu Alfredo Andersen lança a 2ª edição do Caderno de Atividades sobre a vida e obra do pintor Alfredo Andersen. O Museu Alfredo Andersen fica na Rua Mateus Leme, 336 e está aberto sempre de terça a sexta-feira, das 9h às 18h. Sábado, domingo e feriado das 10h às 16h.

#AlfredoAndersen #MuseuAflredoAndersen

8 visualizações