Buscar

Cantora mineira Déa Trancoso traz a Curitiba o espetáculo “Líricas breves para a construção de uma a


A CAIXA Cultural Curitiba apresenta, dentro da séria Solo Música, o show da cantora, compositora e instrumentista mineira Déa Trancoso. Nesse espetáculo, a artista canta e toca rabecas fabricadas por ela mesma, além de executar canções ao som de shruti indiano, cuatro venezolano e instrumentos produzidos de forma artesanal como flauta de PVC e ocarina de cerâmica. As performances emolduram as composições de Déa que são marcadas pela poética feminina, com forte influência da região onde a artista nasceu: o Vale do Jequitinhonha, em Minas Gerais.

"Líricas breves para a construção de uma alma” é o quinto disco de Déa Trancoso e o segundo totalmente autoral. Foi produzido com recursos do “Prêmio Terra Una de Música – Edição Ibermúsicas 2016. Filha de pais seresteiros, a cantora foi influenciada pelos violeiros, cantadores, congadeiros e foliões do Vale do Jequitinhonha, região conhecida pelo contraste entre a pobreza material e a riqueza da cultura popular.

Seu trabalho incorpora sonoridades e referências a diversas manifestações da cultura popular nacional como catimbó, coco, acalanto, lundu, congo dobrado, maracatu, batuque, moda de viola, samba de caboclo e samba de roda.

Em 2002, Déa Trancoso participou do CD “O Violeiro e a Cantora”, a convite do compositor e violeiro Chico Lobo. Em 2006, lançou seu primeiro CD “Tum Tum Tum”, pelo selo Tum Tum Tum Discos, que foi relançado em 2010 pelo selo Biscoito Fino. A este CD seguem-se “Serendipity”, de 2011, que traz parcerias com Badi Assad, Chico César e Rogério Delayon; e “Flor do jequi”, de 2012, duo com o violonista Paulo Bellinati que traz recriações de ícones do Vale do Jequitinhonha.

Déa Trancoso foi indicada ao Prêmio da Música Brasileira, em 2007, em quatro categorias: “Disco Regional”, “Cantora Regional”, “Projeto Gráfico” e “Voto Popular”. Em 2013, recebeu nova indicação na categoria “Cantora Regional”. Como compositora, tem músicas gravadas por Ná Ozzetti, Mônica Salmaso e Gonzaga Leal.

O show será no dia 12 de dezembro (terça), às 20h no Teatro da Caixa Cultural, que fica na Rua Conselheiro Laurindo, 280, no centro de Curitiba. Os ingressos estarão à venda a partir de 09 de dezembro (sábado) e custam R$ 20 e R$ 10 (meia).

#DéaTrancoso #CAIXACulturalCuritiba #CaixaCultural #CAIXACultural #SoloMúsica

14 visualizações