Buscar

Lucas Pontes lança obra que reúne fotos e textos sobre a Serra do Mar Paranaense


As principais cadeias montanhosas e paisagens da Serra do Mar Paranaense, onde se localizam os maiores picos do sul do Brasil, são tema do livro "Mar de Nuvens", do fotógrafo Lucas Pontes. O envolvimento com o assunto teve início com a sua primeira subida à montanha, em 2001. A experiência o influenciou tão profundamente que culminou na escolha profissional de geógrafo e posteriormente no mergulho no universo da fotografia.

O livro será apresentado ao público no dia 12 de dezembro, às 19 horas, no Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba. A beleza das montanhas e sua influência na formação das nuvens é a inspiração para o livro, que reúne uma coleção de maids de cem fotografias selecionadas.

O nome "Mar de Nuvens" foi inspirado no fenômeno natural que ocorre nas proximidades das cadeias montanhosas, onde as nuvens ficam nas partes mais baixas e se assemelham ao mar, e os cumes das montanhas se sobressaem, como se fossem ilhas, criando paisagens inesperadas e surpreendentes a todo instante.

"Como num balé, o movimento sutil das nuvens nos permite vislumbrar, mesmo que por um instante, a vida que pulsa no planeta e sutilmente sustenta todo este ecossistema de Mata Atlântica, do qual somos dependentes", descreve o fotógrafo, após testemunhar inúmeras vezes esse belo fenômeno.

O livro conta ainda com textos de especialistas na área, dentre eles Clóvis S. Borges, diretor executivo da Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem e Educação Ambiental (SPVS); Leonardo José Santos Cordeiro, professor de Geomorfologia e Solos da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Ricardo Miranda de Britez, consultor especialista em vegetação e o historiador e montanhista Henrique Schmidlin, o Vitamina.

#MardeNuvens #SerradoMarParanaense #LucasPontes #MuseuOscarNiemeyer #ClóvisSBorges #LeonardoJoséSantosCordeiro #RicardoMirandadeBritez #HenriqueSchmidlin

13 visualizações