Buscar

Peça teatral BR-Trans está em cartaz na Caixa Cultural


O espetáculo concorreu aos principais prêmios do teatro brasileiro e aborda as vivências de travestis e transexuais no Brasil. Segundo a ONG Internacional Transgender Europe, o Brasil é o país onde ocorre o maior número de assassinatos de travestis e transexuais no mundo. Só nos primeiros meses de 2017 foram registrados mais de 150 casos de homicídio. O que está por trás de tanta violência e intolerância? Quem são as vítimas dessa tragédia cotidiana? Este é o cerne da montagem.

A peça BR-Trans apresenta de forma poética, inventiva e sem deixar de recorrer ao humor, histórias de superação vividas por muitas pessoas transgênero. O espetáculo, escrito e protagonizado pelo ator Silvero Pereira, já foi assistido por mais de 40 mil espectadores em várias cidades brasileiras, além de integrar a programação de festivais internacionais em países como Alemanha e Estados Unidos.

FOTOS: CAIQUE CUNHA

Em BR-TRANS, dirigido por Jezebel de Carli, professora e diretora gaúcha, está o resultado de quatro anos de pesquisa feita por Silvero junto a travestis, transformistas e transexuais de Porto Alegre. Em cena, o ator/autor narra histórias de vida, interpreta canções e dá voz a um sem número de pessoas que a sociedade teima em manter invisíveis. BR-Trans busca a inclusão, rompendo estereótipos e provocando reflexões.

Idealizado pelo ator Silvero Pereira, o espetáculo tem como interesse temático o universo de travestis, transexuais e artistas transformistas brasileiros. A montagem é resultante de um processo de pesquisa cênica que teve como perspectiva o teatro enquanto instrumento capaz de entreter, promover discussão e fomentar a transformação social através da arte.

A peça BR-Trans estará em cartaz na CAIXA Cultural Curitiba (Rua Conselheiro Laurindo, 280), de 02 a 04 de fevereiro. Sexta e sábado, às 20h; e domingo às 19h. Os ingressos já estão à venda e custam R$ 10 e R$ 5 (meia).

#BRTrans #CaixaCultural #CAIXACulturalCuritiba

0 visualização