Buscar

As talhas de Calderari na galeria do Solar do Rosário


Um dos grandes nomes da arte paranaense, Fernando Calderari tem obras de diferentes fases de sua carreira representadas na galeria do Solar do Rosário. O acervo do espaço cultural traz desde as facetas mais emblemáticas de seu trabalho, revelada pela paixão do artista por retratar o mar em telas, até fases menos conhecidas, mas de igual qualidade e refinamento criativo. Entre elas, está uma série de talhas em madeira, raridades que marcaram seu percurso artístico.

Produzidas entre os anos 60 e 70, período de grande abertura da arte paranaense à modernidade, as talhas apresentam diferentes texturas reforçadas em cores sóbrias, valorizando a ordenação dos planos, objeto de grande interesse na organização da composição de Calderari.

A jornalista Lana Seganfredo e o artista, Fernando Calderari (2008)

Discípulo de Guido Viaro, Calderari iniciou a carreira nos anos 1960. Foi um dos pioneiros a trabalhar com abstracionismo no Paraná, em obras de vanguarda. Durante este período, participou de 23 salões de arte, incluindo a VII Bienal de São Paulo, e recebeu 17 premiações. Formou-se em pintura na Escola de Música e Belas Artes do Paraná, onde também foi professor. Teve exposições individuais no Paraná, Santa Catarina, São Paulo, Rio Grande do Sul e na Alemanha.

Sua produção é caracterizada pela permanência de uma estrutura formal e compositiva. O mar é um de seus grandes temas, incluindo também portos, de Paranaguá ao Porto de Hamburgo, na Alemanha. Baías, embarcações e vegetação costeira tomam conta das telas e talhas.

As talhas e também telas podem podem ser adquiridas no local ou pele loja online do site (www.solardorosario.com.br/galeria/galeria )

Galeria do Solar do Rosário

Visitação: de segunda a sexta-feira das 10h às 19h30, sábado das 10h30 às 13h e domingo das 10h30 às 14h

Endereço: Rua Duque de Caxias, 4 - Centro Histórico, Curitiba - PR

Informações: (41) 3225-6232 | www.solardorosario.com.br/galeria/galeria

#FernandoCalderari #SolardoRosário #GuidoViaro

19 visualizações

Posts recentes

Ver tudo