Buscar

Olga Kiun lança CD em concerto de piano solo


O álbum contém 32 músicas com obras de Piotr Tchaikovsky, Camargo Guarnieri e Sergei Rachmaninov, com lançamento marcado para o próximo sábado (05), no Pequeno auditório do Teatro Positivo, às 19h30. Após o concerto, a pianista estará disponível para autografar os CDs e conversar com o público. Os ingressos custam R$ 15,00 e R$ 7,50 e podem ser adquiridos através do Disk Ingressos.

Neste álbum, Olga Kiun traz obras curtas para piano, comuns no século XIX. Na primeira parte do concerto, As estações Op. 37ª, de Tchaikovsky, são um exemplo clássico. As doze peças que compõem o ciclo foram publicadas mensalmente em uma revista musical de São Petersburgo ao longo do ano de 1876 e evocam características dos meses do ano no calendário russo.

A segunda parte traz um pouco da composição erudita brasileira do século 20, quando o interesse pela música para piano atingiu seu ápice, o que Mário de Andrade diagnosticava como “pianolatria”. Exemplos deste repertório são os 50 Ponteios de Mozart Camargo Guarnieri, dos quais o recital traz uma seleção de dez.

De maneira geral, os Ponteios são prelúdios, e só não receberam este título por sugestão de Mário de Andrade, que preferia um termo mais próximo à cultura brasileira (o verbo “pontear” alude ao modo de tocar a viola caipira).

E, coroando a noite, Olga Kiun apresenta as doze últimas peças dos 24 Prelúdios, Op. 28, de Frédéric Chopin. Composto na década de 1830, o conjunto de peças ajudou a definir as estruturas que dariam início a toda a tradição das peças de caráter a partir do século 19. Remetendo aos prelúdios do Cravo bem temperado, de Johann Sebastian Bach, Chopin compôs um prelúdio para cada tonalidade.

#OlgaKiun #pianista #Piano #TocaCultural #TeatroPositivo

8 visualizações