A exposição será no Museu Botânico Municipal (Jardim Botânico de Curitiba) e é intitulada Worldwide Botanical Art Exhibition – Linking People to Plants Through Contemporary Botanical Art. O objetivo dos organizadores é promover uma conexão das pessoas às plantas, por intermédio da arte botânica contemporânea.
Idealizada pela American Society of Botanical Artists (ASBA), e realizada em 25 países, a exposição internacional conta, no Brasil, com a parceria do Jardim Botânico de Curitiba e do Centro de Ilustração Botânica do Paraná, a exposição foi organizada pelas artistas Fátima Zagonel, Diana Carneiro, Maria Alice de Rezende e Mônica Claro.
São 60 obras dos principais artistas botânicos da atualidade, representando um panorama completo da biodiversidade das plantas nativas brasileiras. Além da mostra artística, haverá também a apresentação de um vídeo internacional com 40 imagens da flora de cada um dos 25 países participantes, além de uma mesa-redonda sobre a situação da arte botânica no Brasil, oficinas, demonstrações de técnicas e depoimentos dos artistas participantes diante de seus trabalhos.
O Pau-Brasil foi escolhido para ser a planta símbolo da Expomundial / Brasil por ter dado nome ao nosso país e, também, por ser uma planta ameaçada de extinção.
A exposição ficará aberta de 18 de maio a 17 de junho. A visitação é gratuita.
Os horários de visitação no Museu Botânico são os seguintes: de terça a sexta, das 9h às 11h30 e das 13h30 às 16h30. Aos sábados, domingos e feriados, abre das 9h às 16h30.