Buscar

Museu Caraffa de Córdoba, na Argentina, se soma às comemorações dos 25 anos da Bienal de Curitiba


O Museu Emilio Caraffa, em Córdoba, na Argentina, integra a programação de exposições da Bienal de Curitiba na edição especial e comemorativa aos 25 Anos de história da Bienal, celebrados em 2018. Na próxima quinta-feira (09), será inaugurada a exposição fotográfica “Interior Anterior”, do artista curitibano André Nacli.

Além da mostra em Córdoba, a Bienal de Curitiba estará presente em diversos outros espaços culturais de cidades América do Sul, como Assunção, no Paraguai, onde haverá mostras no Museu do Barro, Fundação Texo e Galeria Lívio Abramo do Centro Cultural da Embaixada do Brasil no Paraguai, além de Montevidéu, no Uruguai.

Em outubro, inicia a programação de exposições em Curitiba. Posteriormente, todas as exposições serão registradas e publicadas em catálogo da Bienal de Curitiba 2018 | 25 Anos, material que será difundido no Brasil e em outros países como Paraguai, Argentina e Uruguai.

As ações de cooperação cultural com museus e instituições de países do Mercosul fazem parte do projeto de expansão das atividades da Bienal de Curitiba, que amplia sua programação para diversas cidades do Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai.

O Museu Caraffa, um dos principais da América Latina, abre suas portas ao público de terça à domingo, das 10h às 20h. A abertura da exposição “Interior Anterior”, de André Nacli, será às 19h30, do dia 09 de agosto de 2018, na Sala 01 do museu.

Sobre o Artista e a Exposição

André Nacli nasceu em Curitiba, Paraná, onde atualmente vive e trabalha. Cursou arquitetura e o interesse pela área se perpetuou, refletindo na forma em que enxerga o mundo arquitetônico com o mundo natural. O tempo, o silêncio e as forças da natureza e a obra do homem são temas recorrentes em seus trabalhos. Explorações pela cidade natal e viagens pelo mundo resultaram em séries fotográficas diversas as quais revelam a interação do fotógrafo com lugares tão distintos.

A amostra de Nacli é uma série de fotografias cuja poética liga de um modo poderoso mas delicado, a ordem natural da existência com a ordem cultural: aquela que a humanidade procura estabelecer no mundo. As imagens aparecem como limiares, espaços possíveis onde a dominação do homem sobre a natureza ocorre, ou vice-versa, onde seu fracasso é evidente. O crítico de arte paraguaio Tício Escobar assina a curadoria da mostra.

Sobre Córdoba

Córdoba é um importante centro cultural, econômico, educacional, financeiro e de entretenimento da região. Considerada a segunda cidade mais importante da Argentina, está localizada na região central do país, em ambas as margens do rio Suquía. É a segunda cidade mais populosa depois de Buenos Aires e a mais extensa do país.

Sobre a Bienal de Curitiba 25 Anos

A pré-programação da Bienal Internacional de Arte Contemporânea de Curitiba 2018 | 25 anos conta com diversas exposições por cidades da América do Sul de junho a novembro de 2018.

Referência em arte contemporânea, sendo reconhecida pela imprensa especializada como um dos principais eventos de arte do circuito mundial, em 2018 a Bienal de Curitiba completa 25 anos. Em comemoração, do dia 18 de outubro a 31 de dezembro de 2018 acontecerá uma edição especial, com uma mostra a ser realizada no Museu Oscar Niemeyer - MON. Além da mostra, outros centros culturais da cidade e espaços públicos se somam às comemorações dos 25 Anos da Bienal, com intervenções urbanas e exposições em galerias e museus. Nesta edição, haverá uma intervenção pelos ônibus da Rede Integrada de Transporte e terminais urbanos, com exibição de videoarte, aproximando a arte do cotidiano dos curitibanos.

As exposições desta edição apresentarão retrospectivas de artistas de destaque que já passaram por edições anteriores da Bienal e terá curadoria de Tício Escobar. Tício Escobar foi curador da Trienal do Chile, da Bienal de Valência (Espanha), Bienal do Mercosul, Bienal de Veneza e curador fundador, juntamente com o argentino Miguel Briante, da Bienal de Curitiba, em 1993.

A Bienal de Curitiba 2018 | 25 Anos é uma realização do Ministério da Cultura do Governo Federal, da Secretaria de Estado da Cultura do Governo do Paraná, e da Fundação Cultural de Curitiba da Prefeitura Municipal de Curitiba, em parceria com o Museu Emilio Caraffa de Córdoba, Argentina.

Informações: Vitória Gabardo | Assessoria Bienal de Curitiba

#MuseuEmilioCaraffa #Argentina #AndréNacli #25AnosdehistóriadaBienal #BienaldeCuritiba #GaleriaLívioAbramo #CentroCulturaldaEmbaixadadoBrasilnoParaguai

0 visualização