top of page
Toca Cultural

Teatro de Comédia do Paraná volta aos palcos em novembro com texto inédito de Luci Collin


O Teatro de Comédia do Paraná (TCP) vai apresentar na edição de 2018 o texto inédito Papéis de Maria Dias, da autora paranaense Luci Collin. A tragicomédia faz um confronto entre a vida de cinco mulheres simples e cinco homens consagrados, discutindo temas como grandiosidade, criação e os dramas da existência comum, com direção de Carolina Meinerz e Letícia Guimarães. Até o dia 9 de setembro está aberto um edital para a seleção de atores e atrizes para o espetáculo, que estreia em novembro.

Serão escolhidos até dez atores e atrizes profissionais, que começam a ensaiar ainda em setembro. Os inscritos participarão de uma audição e podem interpretar um dos três textos apresentados no edital. Os candidatos devem ser profissionais, maiores de 18 anos e residentes no Paraná. Além disso, devem disponibilidade para ensaios a partir de 17 de setembro de 2018, de acordo com o cronograma estabelecido para a produção do espetáculo.

As inscrições podem ser feitas até as 23h59m do dia 09 de setembro de 2018, exclusivamente por e-mail dirigido ao endereço atorestcp2018@gmail.com, com a ficha de inscrição devidamente preenchida e assinada.

As audições ocorrem nos dias 11 e 12 de setembro. Além da interpretação do texto escolhido, que tem duração máxima de um minuto, os atores também deverão criar uma cena musical e/ou corporal. Os atores e atrizes selecionados receberão remuneração de RS 12 mil, equivalente a três meses de trabalho.

A lista dos artistas selecionados será divulgada no dia 14 de setembro pelo site do Centro Cultural Teatro Guaíra e redes socais.

Teatro de Comédia do Paraná (TCP)

O Teatro de Comédia do Paraná (TCP) foi reativado em 2016 e desde então já foram apresentadas as peças O Homem Desconfortável, de Edson Bueno, e Hoje é Dia de Rock, de José Vicente, com direção de Gabriel Villela. A última foi indicada ao prêmio Botequim Cultural nas categorias de melhor direção e figurino.

Foi criado em 1963 com a finalidade de orientar e coordenar as atividades teatrais do Centro Cultural Teatro Guaíra. O primeiro diretor do grupo foi Cláudio Correa e Castro que montou ‘Um Elefante no Caos’, de Millôr Fernandes. No elenco estavam Paulo Goulart, Nicete Bruno, Lala Schneider, Sale Wolokita, Manuel Kobachuk, José Maria Santos e Joel de Oliveira.

A partir de 1964, o TCP atuou até os anos 2000 e chegou a produzir cinco espetáculos em apenas um ano.

17 visualizações
bottom of page