Buscar

O projeto Brasis no Paiol voltou! Confira as atrações que começam nesta sexta (21).


Brasis no Paiol está de volta e começa sua nova temporada com o show de lançamento de “Dendê”, trabalho inédito da compositora brasiliense, radicada em Curitiba, Janine Mathias. O show será no Teatro Paiol (Praça Guido Viaro, s/n - Prado Velho) dia 21 de setembro, às 20h, e os ingressos, no valor de R$15 e R$30, começam a ser vendidos em 5 de setembro.

O álbum, que será lançado dia 14 de setembro, conta com canções de Leandro Lehart (Art Popular), Martinho da Vila, Tássia Reis e Val Andrade, além de composições da própria cantora. O cantor Rincon Sapiência participa da faixa que dá nome ao disco. “Dendê é fruto da minha trajetória. Musicalmente, é o que em mim tudo tempera. É o óleo que azeita, fortifica, unta, apazigua e ganha outras formas, usos e significados”, elucida Janine.

Produzido por Eduardo Brechó, do grupo paulista Aláfia, em parceria com Renato Parmi, o disco mistura o peso do rap com a leveza melódica do samba. Os arranjos transitam entre a roupagem clássica e os elementos eletrônicos. “Essa coisa de colocar a música em um pedestal, onde o que é popular não entra, sempre me incomodou. Eu sou uma mulher negra, minha música pulsa o "pancadão" e me importo com o que nasce nas raízes da favela. A música “Dendê’ surgiu no último dia de gravação. Eu estava brincando que, quando tivesse 50 anos, faria um funk. E não é que fiz bem antes disso?", brinca.

Janine também canta a autoestima da mulher negra em “Pérola Negra”. "Nós, mulheres negras, aprendemos muito depois o valor de nossa existência. Quero transformar a vida de quem ouve para melhor ", explica. Outras canções abordam ancestralidade, desilusões, amor e sobre manter a cabeça erguida.

Brasis no Paiol é uma iniciativa das produtoras Santa Produção e Fineza Comunicação & Cultura, em um parceria iniciada em 2012. Alguns nomes que já passaram pelo palco do Brasis: Rael, Karol Conka (com Emicida e Kamau), Metá Metá, Juçara Marçal, Pélico, Romulo Froes, Katia B, Ná Ozzetti, Passo Torto, Rico Dalasam, Trupe Chá de Boldo, Graveola, Alzira E, Fióti, Saulo Duarte e a Unidade, Patricia Bastos & Dante Ozzetti, Bianca Gismonti, Macaco Bong, Felipe Cordeiro, entre outros. Em 2018, o projeto conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Curitiba, Fundação Cultural de Curitiba, Joaquim Livros & Discos, A Caiçara, Effex Tecnologia e Criação e Cliteriosa Comunicação. O projeto gráfico é de Jaime Silveira.

Agenda Brasis no Paiol

21/09 - Janine Mathias lança ‘Dendê’

06/10 - Qinho canta Marina com participação de Uyara Torrente e Lemoskine.

26/10 - Sambas do Absurdo com Juçara Marçal, Gui Amabis e Rodrigo Campos.

16/11 - Hurtmold, 20 anos de carreira.

07/12 - Badi Assad lança "Volta ao Mundo em 80 Artistas".

#JanineMathias #BrasisPaiol #TeatroPaiol

20 visualizações