Buscar

O país dos 6 Berlusconis denuncia manipulação da imprensa nacional


25 anos depois do lançamento do clássico "Muito Além do Cidadão Kane", documentário britânico que mostrou as táticas de manipulação da Rede Globo, um filme volta a denunciar o oligopólio existente na imprensa brasileira. Produzido pela Salamanca Filmes para o canal CINEBRASiLTV, "O país dos 6 Berlusconis" vai estrear no Brasil no primeiro semestre de 2019.

Em histórias inéditas, renomados jornalistas revelam o que existe por trás dos maiores grupos de mídia do país e explicam como um serviço de interesse público se transformou ao longo dos anos em uma forma privada de ganhar dinheiro e exercer o poder.

"Percebi que havia algo errado na imprensa brasileira no começo da carreira, em 1998, quando eu trabalhava como correspondente para a rádio CBN e Globo News na Espanha. Um dia, por acaso, descobri que a Rede Globo pagava as contas de uma jornalista chamada Miriam Dutra, que morava em Barcelona na época, porque ela tinha um filho com o Fernando Henrique Cardoso", afirma o diretor e roteirista do filme, Pablo Guelli.

Assista ao trailer

“O país dos 6 Berlusconis” conta com o apoio da agência de notícias France Press-AFP e da Canon. O filme tem mais de 20 entrevistados, entre eles Noam Chomsky, Luis Nassif, Laura Capriglione, Glenn Greenwald, Ricardo Melo, Eduardo Guimarães, João Feres, Jessé Souza e Xico Sá. Foram realizadas gravações nas cidades de São Paulo, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Brasília, Belém do Pará e Barcelona (Espanha).

O longa tem trilha sonora original de André Abujamra e conta com participação especial do ator Paulo César Pereio, que fará a personificação da mídia brasileira. A cartunista Laerte Coutinho também participa do projeto com desenhos sobre manipulação midiática.

Paulo César Pereio personificando a mídia brasileira

(Foto: Rogério Che)

Em 2018 o projeto foi um dos nove brasileiros selecionados pela DOCSP e Doc Society para o primeiro programa de "campanha de impacto social" realizado no Brasil.

A produção de "campanhas de impacto social" tem com objetivo unir a arte do cinema com causas relevantes para a sociedade. O objetivo é promover mudanças concretas a partir de filmes e ações que causem impacto. No caso de "O país dos 6 Berlusconis" a ideia é incentivar a democratização dos meios de comunicação no Brasil.

"No dia 17 de outubro de 2018 será lançada uma campanha no Catarse para arrecadação de fundos para divulgação do filme nos cinemas de todo o Brasil", diz o diretor. "Esperamos poder contar com a ajuda de milhares de pessoas, que todos os dias se perguntam: 'Por que apenas 6 famílias controlam o que assisto, ouço e leio todos os dias?'"

Para a população colaborar com o lançamento do documentário, a equipe lançou uma Catarse, um financiamento coletivo pela internet. Para acessar clique aqui!

Realizador

Pablo Lopez Guelli passou pela TV Cultura, Folha de S. Paulo, G1, Terra, Editora Abril, rádio CBN, Globo News, MediaPro (Madri), TV NHK (Japão), entre outros. Em 2016 criou a Salamanca Filmes, produtora voltada exclusivamente para produções de impacto social. Em 2012 Ganhou o prêmio Castilla y León com o melhor documentário sobre a imigração espanhola na América Latina. Formado em Comunicação Social (PUC-SP) e em Relações Internacionais (Ortega y Gasset, Madri), possui pós-graduação em Cinema (Pompeu Fabra, Barcelona) e um MBA em Gestão de Projetos (FGV/SP).

Além de "O país dos 6 Berlusconis", a Salamanca está produzindo o longa "Casa Grande & Senzala: a desigualdade social como opção política", outra produção de impacto que fala sobre meritocracia, privilégios e a incomparável desigualdade social brasileira.

Diretor de fotografia

Rogério Che estudou Cinema na Universidad Nacional de La Plata na Argentina. Fotografou comerciais para grandes marcas (Brastemp, WWF e Raaw Juice), dirigiu a fotografia de diversos videoclipes (Emicida, MV Bill e Blind Pigs, entre outros) e já fotografou mais de 20 curtas-metragens (quatro em Super 16 mm) e o longa-metragem Luzeiro Volante (2011).

Produtora

Erika Hoffgen, publicitária com 15 anos de experiência em gerenciamento de projetos. Com pós-graduação em Gestão Cultural e passagem por diversas empresas de grande e pequeno porte, possui conhecimentos em gestão de projetos com ênfase em inovação, entretenimento, novos produtos, produção audiovisual e implementação de metodologia para gerenciamento e parcerias.

As informações são de Larissa Tie, da ALETS Assessoria de Comunicação

#MuitoAlémdoCidadãoKane #SalamancaFilmes #Opaísdos6Berlusconis #FrancePressAFP #Canon #NoamChomsky #LuisNassif #LauraCapriglione #GlennGreenwald #RicardoMelo #EduardoGuimarães #JoãoFeres #JesséSouza #XicoSá #AndréAbujamra #LaerteCoutinho #PauloCésarPereio #DocSociety

0 visualização