top of page
Buscar

Obras de Sander Riquetti estarão no Museu da Fotografia de Curitiba até fevereiro


Está em cartaz no Museu da Fotografia de Curitiba (Rua Presidente Carlos Cavalcanti, 533 - Centro), a exposição "desLOC(...), o deslocamento de um pensamento, uma vontade, uma sensação", do artista e fotógrafo Sander Riquetti. O trabalho apresenta 40 obras divididas em dez sequências de fotos, em que o autor explora os movimentos da cidade de Curitiba.

A ideia foi recriar ambientes e sugerir narrativas a partir dos elementos presentes no espaço urbano. O artista utiliza a fotografia e intervenção urbana para explorar o movimento de pessoas, lugares, emoções e pensamentos.

Ele mistura fotografia, impressão e colagem da foto em espaço público, para trazer movimento às imagens estáticas e utiliza o contraste entre as fotos para questionar o próprio conceito de tempo e o processo de construção do trabalho.

Segundo o artista Sander Riquetti, a ideia deste trabalho surgiu em 2012, mas as obras só foram produzidas entre 2015 e 2016, a partir de um programa de apoio e incentivo à cultura da Fundação Cultural de Curitiba, pela Unicultura - Universidade Livre da Cultura e pela Trento Edições Culturais, além de ser patrocinada pelas empresas Shopping Mueller e FH Consultoria.

“Esta proposta de misturar foto e intervenção, na busca das histórias que surgem dos deslocamentos naturais da cidade, surgiu quando eu comecei a estudar gravura. Em 2013 eu criei uma primeira sequência, fotografando espaços, imprimindo e colando em outros ambientes públicos, e fotografando novamente”.

A exposição fica aberta ao público até 10 de fevereiro de 2019, das 9h às 12h e das 14h às 18h de terça a sexta feira. Ou ainda das 12h às 18h aos sábados e domingos. A entrada é gratuita e a classificação é livre para todas as idades.

 

O artista

Sander Vital Riquetti é fotógrafo e artista visual, graduado no Curso Superior de Gravura na EMBAP. Cursou fotografia no Centro Europeu, especialista em "Artes Visuais: Cultura e Criação" pelo SENAC-PR e participante do Atelier Livre de Arte Contemporânea “Edílson Viriato” em Curitiba entre 2007 a 2012.

Entre diversas exposições coletivas e Individuais, Riquetti recebeu premiações e menções honrosas, como no 8º Festival Internacional de Imagem Fotográfica em Atibaia-SP e no 5º Salão FUNDARTE/SESC em Montenegro-RS. Sua última exposições individual foi a “ir(REAL)”, realizada em 2012 no Espaço Cultural BRDE Palacete dos Leões, em Curitiba-PR.

22 visualizações
bottom of page