Buscar

Obras de Sander Riquetti estarão no Museu da Fotografia de Curitiba até fevereiro


Está em cartaz no Museu da Fotografia de Curitiba (Rua Presidente Carlos Cavalcanti, 533 - Centro), a exposição "desLOC(...), o deslocamento de um pensamento, uma vontade, uma sensação", do artista e fotógrafo Sander Riquetti. O trabalho apresenta 40 obras divididas em dez sequências de fotos, em que o autor explora os movimentos da cidade de Curitiba.

A ideia foi recriar ambientes e sugerir narrativas a partir dos elementos presentes no espaço urbano. O artista utiliza a fotografia e intervenção urbana para explorar o movimento de pessoas, lugares, emoções e pensamentos.

Ele mistura fotografia, impressão e colagem da foto em espaço público, para trazer movimento às imagens estáticas e utiliza o contraste entre as fotos para questionar o próprio conceito de tempo e o processo de construção do trabalho.

Segundo o artista Sander Riquetti, a ideia deste trabalho surgiu em 2012, mas as obras só foram produzidas entre 2015 e 2016, a partir de um programa de apoio e incentivo à cultura da Fundação Cultural de Curitiba, pela Unicultura - Universidade Livre da Cultura e pela Trento Edições Culturais, além de ser patrocinada pelas empresas Shopping Mueller e FH Consultoria.

“Esta proposta de misturar foto e intervenção, na busca das histórias que surgem dos deslocamentos naturais da cidade, surgiu quando eu comecei a estudar gravura. Em 2013 eu criei uma primeira sequência, fotografando espaços, imprimindo e colando em outros ambientes públicos, e fotografando novamente”.

A exposição fica aberta ao público até 10 de fevereiro de 2019, das 9h às 12h e das 14h às 18h de terça a sexta feira. Ou ainda das 12h às 18h aos sábados e domingos. A entrada é gratuita e a classificação é livre para todas as idades.

O artista

Sander Vital Riquetti é fotógrafo e artista visual, graduado no Curso Superior de Gravura na EMBAP. Cursou fotografia no Centro Europeu, especialista em "Artes Visuais: Cultura e Criação" pelo SENAC-PR e participante do Atelier Livre de Arte Contemporânea “Edílson Viriato” em Curitiba entre 2007 a 2012.

Entre diversas exposições coletivas e Individuais, Riquetti recebeu premiações e menções honrosas, como no 8º Festival Internacional de Imagem Fotográfica em Atibaia-SP e no 5º Salão FUNDARTE/SESC em Montenegro-RS. Sua última exposições individual foi a “ir(REAL)”, realizada em 2012 no Espaço Cultural BRDE Palacete dos Leões, em Curitiba-PR.

#SanderRiquetti #MuseudeFotografiadeCuritiba #FundaçãoCulturaldeCuritiba #Unicultura #TrentoEdiçõesCulturais #ShoppingMueller #FHConsultoria

14 visualizações