Buscar

Documentário de Angela Zoe estreia dia 6 de dezembro e conta a vida do cartunista Henfil


Depois de ser apresentado e premiado em diferentes festivais do país, o documentário “Henfil”, de Angela Zoe, chega finalmente às salas de cinema do país. Ao mesmo tempo em que resgata a vida e o trabalho do artista com depoimentos de pessoas que conviveram com ele, o filme apresenta Henfil para a nova geração.

O resgate da vida e obra do cartunista se dá por filmes em película Super 8, com imagens íntimas e inéditas, filmadas pelo próprio personagem ao longo de suas viagens, e que revelam aparições familiares como sua mãe Dona Maria e os irmãos Betinho, Chico Mário e Glorinha. Tudo costurado com depoimentos de amigos que conviveram e trabalharam com ele e que falam sobre a maneira como o artista usou seus desenhos como um aparato para "driblar" a censura política e também como um recurso para lidar com sua saúde frágil, causada pela hemofilia, e expor sua inquietação criativa.

Para aproximar as duas gerações, a produção do documentário convidou um grupo de jovens animadores para participar de um workshop sobre o trabalho de Henfil. Nos encontros que duraram 1 mês, os jovens pesquisaram sua obra e conversaram com personalidades do cartoon que conviveram com Henfil como Ziraldo (foto), Jaguar, Sérgio Cabral, Tárik de Souza. Ao final do workshop eles produziram uma animação em curta-metragem que também está presente no documentário.

O filme é uma coprodução Documenta Filmes, Globo News, Globo Filmes e Canal Brasil, e conta com o apoio do SESI/SENAI RJ, Departamento de DST/Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde, patrocínio da Ancine, BRDE, FSA com distribuição O2 Play e estreia nos cinemas de todo o Brasil dia 6 de dezembro.

PRÊMIOS

CINE PE 2018 - Melhor Filme - Melhor Filme pelo Júri Popular - Melhor Direção - Melhor Montagem - Melhor Roteiro

SANTOS FILM FEST -Melhor Longa Metragem - Prêmio da crítica

Participações:

RECINE 2017

FESTIVAL DO RIO 2017 - MOSTRA RETRATOS

41 MOSTRA INTERNACIONAL DE SÃO PAULO - MOSTRA BRASIL

XIV PANORAMA INTERNACIONAL COISA DE CINEMA - MOSTRA PANORAMA BRASIL

12a MOSTRA CINEMA E DIREITOS HUMANOS

Ficha técnica:

Henfil

2017 | Brasil | Documentário | 75 minutos

Diretor: Angela Zoé, Roteirista: Angela Zoé, Gabriela Javier, Fotografia: Ane Hinds, André Monteiro, Isabela Fernandes, Guy Gonçalves, Maicon Barcelos, Produção Executiva: Hélio Pitanga, Monique Cruz e Pedro Pedreira, Montagem: Indira Rodrigues, João Rodrigues, Empresa produtora: Documenta Filmes, Distribuidora: O2 Play.

Sinopse: O documentário revela, através de narrativas paralelas, o cartunista e ativista, Henrique de Souza (Henfil). Ao mesmo tempo que filme mostra a vida do artista a partir de depoimentos de amigos, ele explora um movimento de descoberta do personagem junto aos jovens animadores que tentam trazer o trabalho de Henfil para os dias atuais.

Acompanhe as salas de exibição do filme nas redes sociais:

https://www.facebook.com/henfilofilme/

https://www.instagram.com/documentafilmes/

#henfil #AngelaZoe #Ziraldo #Jaguar #SérgioCabral #TárikdeSouza

14 visualizações