Buscar

CriÂnsia faz temporada gratuita no TEUNI, até 16 de dezembro


Está em cartaz no Teatro Experimental da UFPR, o TEUNI (Praça Santos Andrade, s/n – Prédio Histórico da UFPR), o novo espetáculo da Processo Multiartes, CriÂnsia. Com direção e roteiro de Adriano Esturilho, o trabalho fala sobre como a vida adulta acaba por quebrar o espírito lúdico da infância. Montado inicialmente em 2003, CriÂnsia retorna com outro elenco, novas cenas e um olhar que dialoga com o momento atual.

A peça fará temporada gratuita até 16 de dezembro, de quinta a sábado, às 20h30 e aos domingos, ás 19h30. A classificação etária é de 16 anos.

No elenco, estão: Cleydson Nascimento, Debora Vecchi, Mariana Barros, Allan Brasileiro, Jossane Ferraz e Paulo Kabuto.

“Falamos sobre como a vida adulta vai nos programando e condicionando para a selvageria do mercado, do trabalho, da sede de consumismo", pontua Esturilho. Brincadeiras, brinquedos e referências a programas de auditório populares nos anos 80, bem como algumas cenas que mostram o crescimento da intolerância e da violência, ajudam na construção de uma metáfora do teatro em escombros. A ambientação envolve e convida a plateia a participar de um grande quebra - cabeças.

Com intervenções musicais ao vivo, uma marca dos trabalhos da Processo, CriÂnsia propõe imagens que suscitam sensorialmente o público. “Mas também reforça um lado cruel. Fala da infância, mas tem muito a ideia da ânsia muito presente na ideia de construir”.

As referências ao momento político foram inevitáveis. “Em 2003 era outro o planeta em que vivíamos. Essas questões, ligadas à violência e intolerância existiam, mas não ressoavam tanto”, diz.Viabilizado pela Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Curitiba, CriÂnsia tem o incentivo do Banco do Brasil."

Fotos: Karla Vizone

Informações: Adriane Perin - De Inverno Comunicação

#Teuni #ProcessoMultiartes #AdrianoEsturilho #CleydsonNascimento #DeboraVecchi #MarianaBarros #AllanBrasileiro #JossaneFerraz #PauloKabuto

15 visualizações