Buscar

Mostra de repertório Stavis-Damaceno comemora os 15 anos da companhia de teatro


Já está aberta a venda dos ingressos para a Mostra de repertório que comemora os 15 anos da companhia de teatro curitibana Stavis-Damaceno. O espaço reservado para a mostra, dentro da 28ª edição do Festival de Curitiba, é o teatro da Caixa Cultural.

No palco, a companhia vai apresentar quatro peças importantes para a história do grupo, como “Psicose 4h48”, de 2004, e “Árvores Abatidas ou Para Luis Melo”, de (2008) que são dois dos destaques. “São nossos espetáculos de maior sucesso. Todos os anos temos convites para apresentá-los em alguma parte do país. Cada um tem mais de 300 apresentações pelo Brasil inteiro. São nossos hits”, conta Damaceno.

Foto: Elenize_Dezgeniski

Última peça da dramaturga inglesa Sarah Kane, “Psicose 4h48” foi escrita durante anos de acessos depressivos da autora, que culminaram com seu suicídio aos 28 anos de idade. A adaptação de Damaceno rendeu à Rosana Stavis o Troféu Gralha Azul por sua atuação.

Já a montagem “Árvores Abatidas ou Para Luis Melo” é inspirada no romance de Thomas Bernhard e traz para a atualidade a reflexão sobre as delícias e desgraças da vida artística. A peça recebeu indicação para os principais prêmios do teatro brasileiro, como Shell, o da Associação Paulista de Críticos de Arte e o Aplauso Brasil.

(Cena de Artista da Fuga - Foto: Marcelo Almeida)

Outro espetáculo selecionado para a celebração no Festival de Curitiba 2019 é “Artista de Fuga” (2015), uma peça que é o relato desesperado de um escritor afundado no caos e desordem de sua vida cotidiana. O procrastinador crônico não dá conta dos relacionamentos afetivos e profissionais e dos compromissos, prazos e contas a pagar. Em meio ao caos, ele busca o lugar ideal para construir sua obra-prima, que não passa de um romance eternamente inacabado.

A peça mais recente da companhia, “Homem ao Vento” (2017) completa a seleção. A peça é um convite para experimentar as diferentes emoções de quem sobe aos palcos. Com elenco posto no centro da plateia e uma abordagem intimista, a peça reproduz as relações entre atores e personagens no ambiente mais intenso antes da estreia: a sala de ensaios.

(Homem ao Vento / Foto: Divulgação)

“Stavis-Damaceno 15 anos” também terá uma mesa-redonda aberta ao público, que vai abordar o tema “O Teatro Pelos Curitibanos”. A proposta é debater a influência da cidade no trabalho dos artistas locais. Participam da discussão Ivam Cabral, Beto Bruel, Guta Stresser, Guilherme Weber, Marcio Abreu e Marcos Damaceno. A mediação é de Valmir Santos.

Na programação se completa com a exposição de cartazes do artista plástico Foca Cruz, falecido em 2018. As obras ficam na Caixa Cultural durante todo o festival.

Ingressos

Os ingressos para a mostra de repertório Stavis-Damaceno 15 anos estão à venda exclusivamente na bilheteria da Caixa Cultural. O horário de funcionamento é de terça a sábado, das 12h às 20h. E domingo das 16h às 19h. As informações são da De Inverno Comunicação - Adriane Perin.

PROGRAMAÇÃO

PSICOSE 4H48 | 01 E 02 DE ABRIL, ÀS 19H, NA CAIXA CULTURAL

FICHA TÉCNICA

Texto: Sarah Kane.

Direção: Marcos Damaceno.

Elenco: Rosana Stavis, Eduardo Ramos.

Iluminação: Nadja Naira e Fabia Regina.

Sonoplastia: Vadeco.

Figurinos: Maureen Miranda.

Cenografia: Marcos Damaceno.

Pôster Art: Foca Cruz.

Produção: Stavis-Damaceno.

ÁRVORES ABATIDAS OU PARA LUIS MELO | 28, 29, 30 E 31 DE MARÇO ÀS 19H, na Caixa Cultural

FICHA TÉCNICA

de Marcos Damaceno, a partir da obra de Thomas Bernhard

Elenco: Rosana Stavis.

Violinista: Filipe Pinheiro

Iluminação e Cenografia: Waldo León

Composição, adaptação, arranjos e direção musical: Gilson Fukushima

Figurinos: Maureen Miranda

Porter Art: Foca Cruz

Fotos: Elenize Dezgeniski

HOMEM AO VENTO | 29, 30 E 31 DE MARÇO ÀS 15H, na Caixa Cultural

FICHA TÉCNICA

De Marcos Damaceno

Direção: Marcos Damaceno e Rosana Stavis

Com: Rosana Stavis, Bruna Spínola, Bruno Anacleto, Consuelo Schoemberger, Fabiano Timmermann, Heleno Rohn, Lucas Buzato/Thomas Marcondes, Marcelo Guerra e Marrara Mara.

Iluminação: Beto Bruel e Lucan Vieira

Figurinos: Ranieri Gonzalez

Porter Art: Foca Cruz

ARTISTA DE FUGA | 04, 05, 06 E 07 DE ABRIL, ÀS 19H, na Caixa Cultural

FICHA TÉCNICA

Dramaturgia: Marcos Damaceno, a partir de texto de Guto Gevaerd

Elenco: Rosana Stavis, Eliane Campelli, Paulo Alves

Direção: Marcos Damaceno

Iluminação: Beto Bruel

Composição Musical: Guto Gevaerd

Figurinos: Rosana Stavis

Cenografia: Marcos Damaceno e André Coelho

Operação de luz: Debora Zanatta

Operação de som: Guto Gevaerd

Preparador Acrobático: Luiz R. Borges

Fotos: Marcelo Almeida

Vídeo do espetáculo / Teaser: Alan Raffo

Design Gráfico: André Coelho

Produção: Araucária Produções Artísticas Ltda.

MESA REDONDA O TEATRO PELOS CURITIBANOS | 03 DE ABRIL, ÀS 15H, NA CAIXA CULTURAL.

#StavisDamaceno #RosanaStavis #ÁrvoresAbatidasouParaLuisMelo #Psicose4h48 #ArtistadeFuga #HomemaoVento #IvamCabral #GutaStresser #BetoBruel #GuilhermeWeber #MarcioAbreu #MarcosDamaceno

14 visualizações