Buscar

Espetáculo encenado por ator cadeirante aborda diversidade e preconceito


Uma peça que mistura realidade e ficção e apresenta um verdadeiro mosaico sobre a diversidade humana. O monólogo “Ícaro”, que marca a estreia do ator e bailarino Luciano Mallmann como dramaturgo, é um sucesso de público e está na Mostra 2019 do Festival de Curitiba.

Em cena, o artista se desdobra em seis histórias com algo em comum: são depoimentos ficcionais de cadeirantes. O espetáculo provoca uma reflexão sobre a fragilidade humana. A inspiração partiu da experiência do próprio artista gaúcho e de depoimentos de pessoas que tiveram lesões medulares que ele conheceu depois que passou a usar cadeira de rodas. Em 2004, ele ficou paraplégico após uma queda durante um exercício de acrobacia.

Não há cenário, nem marcações bruscas. Dirigida por Liane Venturella, “Ícaro” valoriza a interpretação e surpreende pela forma com que o ator explora o corpo durante as cenas. A precisão dos movimentos foi um elemento fundamental para expressar as limitações físicas de cada personagem. Surgem, em cena, a modelo, o lutador, a mãe, o ator e o acrobata. Ao longo de 70 minutos, Luciano Mallmann dialoga com o público sobre temas como preconceito, resiliência, relações familiares e amorosas, suicídio, maternidade e gravidez.

“Por trás da deficiência, existe uma pessoa que tem histórias. Isso é o mais importante e também o que provoca a identificação com a plateia. A peça desperta essa quebra de paradigma. Não adianta nada os cadeirantes estarem integrados à sociedade, mas sempre serem vistos de forma diferente pelos outros”, diz Mallmann.

FICHA-TÉCNICA

Dramaturgia e atuação: Luciano Mallmann

Direção: Liane Venturella

Trilha sonora: Monica Tomasi

Iluminação: Fabrício Simões

Preparação vocal: Ligia Mota

Fotografia: Fernanda Chemale

Produção: Luciano Mallmann

A logomarca do espetáculo foi criada pela artista visual Walmor Corrêa.

ÍCARO | 06 DE ABRIL, ÀS 21H, E 07 DE ABRIL, ÀS 19H, NO TEATRO SESC DA ESQUINA.

#LucianoMallmann #Ícaro #TocaCultural #LianeVenturella #FestivaldeCuritiba2019

14 visualizações