Buscar

Diretora do Théâtre du Soleil comanda espetáculo pela primeira vez fora da França. Dias 27 e 28 de


“As Comadres” é um projeto inédito no Brasil não somente pelo texto, como também por sua estrutura de produção e intercâmbio de saberes. Ele nasce do desejo da atriz Juliana Carneiro da Cunha em voltar aos palcos brasileiros após longa parceria com a companhia de teatro francesa, Théâtre du Soleil, da qual faz parte desde 1990. O espetáculo está na Mostra 2019 do Festival de Curitiba, nos dias 27 e 28 de março, no Guairinha (Rua XV de Novembro, 971 - Centro).

O espetáculo tem direção geral de Ariane Mnouchkine, diretora francesa à frente do Théâtre du Soleil desde 1964, uma referência na história do teatro ocidental e que pela primeira vez dirigirá uma peça fora de seu país.

A produção conta a história de Germana que, ao ganhar um milhão de selos premiados, convida irmãs, cunhadas, vizinhas e amigas para colar os selos e fofocar. Este é o pano de fundo para se tratar de importantes temas relacionados ao universo feminino como maridos e filhos, trabalho, medo da morte, alegrias cotidianas.

Com humor, leveza e maestria dramatúrgica, a peça, escrita em ‘joual’ (dialeto quebequense), fala sobre a opressão, a repressão e a desvalorização da mulher, questões que sempre tiveram a atenção especial de Ariane Mnouchkine.

“As Comadres” é um projeto que nasce do encontro entre três culturas, três formas de concepção da cena: dramaturgia canadense, encenação francesa e elenco e equipe brasileiros. Aquilo que une esta tríade é o desejo de enveredar por uma pesquisa vertical sobre o teatro e descobrir sua força de comunicação com as plateias contemporâneas.

FICHA TÉCNICA

Texto Original: Michel Tremblay. Versão Musical Original: René Richard Cyr. Músicas Originais: Daniel Bélanger. Supervisão Artística: Ariane Mnouchkine. Direção Musical: Wladimir Pinheiro. Elenco: Ana Achcar, Anna Paula Secco, Ariane Hime, Beth Lamas, Fabianna de Mello e Souza, Flavia Santana, Gabriela Carneiro da Cunha, Gillian Villa, Iza Eirado, Janaína Azevedo, Julia Carrera, Julia Marini, Juliana Carneiro da Cunha, Laila Garin, Leda Ribas, Lilian Valeska, Maria Ceiça, Sirléa Aleixo, Sonia Dumont e Thallyssiane Aleixo. Musicistas: Catherine Henriques e Karina Neves. Tradução: Julia Carrera. Figurino: Tiago Ribeiro. Cenário: Mina Quental. Iluminação: Hugo Mercier. Preparação Vocal: Sonia Dumont. Letras: Wladimir Pinheiro e Sonia Dumont. Assistente de Direção: Hélène Cinque e Tomaz Nogueira da Gama. Cenotécnico: André Salles. Camareira: Ana Flavia Massadas. Assessoria de Imprensa: Factoria Comunicação. Projeto gráfi co: Bruno Dante. Fotógrafo: Guga Melgar. Coordenação de Produção: Ariane Mnouchkine, Fabiana De Mello E Souza, Julia Carrera E Juliana Carneiro Da Cunha. Direção de Produção: Bárbara Galvão, Carolina Bellardi e Fernanda Pascoal - Pagu Produções Culturais. Produtor executivo e diretor de palco: Fernando Queiroz. Assistente de produção: Luciano de Lima Pinto. Realização: FMS Produções.

27 E 28 DE MARÇO ÀS 21H NO GUAIRINHA

#ThéâtreduSoleil #FestivaldeCuritiba2019 #AsComadres #JulianaCarneirodaCunha #Mostra2019 #ArianeMnouchkine #FMSProduções

7 visualizações