Buscar

Filmes tailandeses estarão em cartaz, de graça, na Casa Heitor Stockler de França


O Cineclube Solax, projeto da Casa Heitor Stockler de França (Av. Mal. Floriano Peixoto, 458 – Centro), apresenta neste mês de abril uma série de produções tailandesas de mulheres cineastas. Trata-se de uma atividade voltada à apreciação, ao estudo e à discussão de obras cinematográficas realizadas por mulheres.

A partir de 10 de abril, serão exibidos filmes produzidos nas últimas décadas, oriundos de diferentes localidades da Tailândia e com abordagens distintas. Para traçar um percurso cinematográfico de cada diretora apresentada, são dedicados, sempre que possível, dois encontros para cada artista. Gratuitas e abertas ao público, as dinâmicas incluem a exibição de um longa-metragem seguida de debate sobre as obras e conversa com as cineclubistas.

As cineastas Anocha Suwichakornpong e Anucha Boonyawatana são tailandesas e com atuação contemporânea. A programação completa tem entrada franca e a curadoria das cineastas e pesquisadoras Deborah Zanatta e Camila Macedo.

Anocha Suwichakornpong (Tailândia) | 10 e 17 de abril | às 18h30

Interessada em retratar o lado oculto das histórias ou as perspectivas mundanas da vida cotitiana, a roteirista e diretora Anocha Suwichakornpong fundou em 2007 a produtora Electric Eel Films, sediada em Bangkok. Com o intuito de distribuir, projetar, realizar workshops e eventos relacionados ao audiovisual, a cineasta é co-fundadora do fundo de apoio e produção cinematrográfica Purin Pictures, no Sudeste Asiático. Em 2006, Anocha lançou Graceland, o primeiro curta-metragem tailandês a ser incluído na seleção oficial do Festival de Cannes.

Anucha Boonyawatana (Tailândia)| 24 de abril | às 18h30

Diretora de cinema independente e também fundadora da G-Motif Production, uma das maiores produtoras de vídeos da Tailândia. Sendo a primeira transexual a ganhar o Filme Festival of Kerela, Anucha por meio de seus filmes esteticamente impecavéis e profundamente tocantes está mudando a forma como a sociedade tailandesa vê as pessoas LGBT.

#CasaHeitorStocklerdeFrança #AnochaSuwichakornpong #AnuchaBoonyawatana #CineclubeSolax #DeborahZanatta #CamilaMacedo

29 visualizações