Buscar

Marcel Fernandes expõe em Curitiba com cerâmicas originais


O ateliê da H-AL (Al. Prudente de Moraes, 445 - São Francisco), em Curitiba, apresenta até 03 de julho, a exposição “O Céu me trouxe o mar”, do artista visual Marcel Fernandes. São objetos feitos em cerâmica inspirados em astronomia e numa pesquisa fotográfica, que formou a primeira etapa do projeto “Kepler-186F” exposto no Museu de Arte e História de Durango, na Espanha; no Museu de Arte Contemporânea do Paraná, em Curitiba; e IV Fórum Latino Americano de Fotografia, no Itaú Cultural, em São Paulo.

O projeto recebeu as Rochas de Kepler, acessórios estelares místicos, e agora a pesquisa ganha mais um desdobramento, as cerâmicas da linha Enceladus. As peças são modeladas à mão e passeiam entre o decorativo e o utilitário. “O contato com a terra foi essencial para despertar algo que buscava há muito tempo e não sabia ao certo o que era: o poder transformador da matéria”, afirma Marcel Fernandes.

“O céu que me trouxe o mar” traz objetos que são o desdobramento da pesquisa sobre formas do Universo

Ele explica que a estética do trabalho repousa numa tentativa de criar um novo mundo, decodificando as formas orgânicas encontradas na Terra, nas novas luas e planetas recém-descobertos e que compõem a rica trama do universo.

Marcel Fernandes nasceu e reside em Antonina, litoral do Paraná. Desenvolve trabalhos em fotografia, cerâmica e poesia. Já realizou diversas exposições individuais e coletivas, tendo destaque a exposição Ícaro e o Labirinto, no Museu de Arte Contemporânea do Paraná, em Curitiba; Poesia Agora no Museu da Língua Portuguesa, em São Paulo; Begira Photo Festival, em Durando; e, Artistas Emergentes do Brasil, no Espacio Menosuno, em Madrid.

FACHADA DA H-AL, EM CURITIBA

Tem publicado seus poemas e fotografias em revistas literárias nacionais e internacionais, como Escamandro, Gueto, Mallarmargens, Parênteses e as portuguesas Enfermaria 6 e Piolho, além de ter lançado o livro “O Cochilo do Céu”, pela Kotter Editorial. Com suas cerâmicas participou do Festival Subtropikal, Ôda + Feira na Rosenbaum e Casa Cor Curitiba 2019.

#HAL #MarcelFernandes #AlexandreLinhares #DaniBritto #CasaCor #Antonina #universo #Océuquemetrouxeomar

0 visualização