Buscar

Criaturas Fantásticas, no Museu Municipal de Arte, segue em cartaz no mês de agosto


Até 1º de setembro, crianças e adolescentes que visitarem a exposição Criaturas Fantásticas, no MuMa - o Museu Municipal de Arte (Portão Cultural), serão convidadas a vivenciar uma experiência cultural diferente. Elas serão as protagonistas de dispositivos interativos (recursos lúdicos, sensoriais e participativos), onde poderão interagir com as obras e espaço. Ali, elas também poderão participar de um ateliê, onde as obras produzidas serão expostas ao público.

A iniciativa inédita, das produtoras culturais Ana Hupfer e Flavia Milbratz, traz todos os espaços do museu projetados, nesta mostra, para que as crianças explorem os sentidos, brincando com outras crianças. Não existem obras de arte para serem contempladas e compreendidas de maneira formal, mas dispositivos que convidam à experimentação, ao convívio com o outro, à colaboração, ao toque e à reflexão. Por isso, todas as peças da exposição têm como objetivo a ação do indivíduo e da participação do outro para gerar sentido: isto é, a obra só existe no encontro com as pessoas.

A exposição conta com mediadores que instigam a interação e a descoberta das crianças, sem direcioná-las ou limitar seus olhares curiosos, uma vez que a proposta é justamente valorizar os percursos infantis e a ampliar as experiências estéticas, sensíveis e culturais de cada indivíduo.

“Acreditamos que o contato do público infantil com o universo das exposições artísticas pode ser uma experiência transformadora – mas, para isso, é preciso que as iniciativas se aproximem, transformem e se permitam ser transformadas pelas crianças”, comenta Ana Hupfer.

O Museu Municipal de Arte (Portão Cultural) fica na Av. Rep. Argentina, 3.432, em frente ao Terminal de ônibus do bairro Portão, em Curitiba, aberto para visitação gratuita de terça a domingo, das 10h às 19h.

Foto: Mariana Alves

#AnaHupfer #GloriosaProduçãoCultural #FlaviaMilbratz #MUMA #MuseuMunicipaldeArte #CriaturasFantásticas

15 visualizações