Buscar

Container Cultural em Tibagi, Castro, Carambeí, Balsa Nova e Campo Largo


Um projeto que mistura várias ações gratuitas e culturais passará no final de agosto por cinco cidades do Paraná. Além de espetáculos teatrais, haverá oficinas e doações de livros. O Projeto Container Cultural começou em 2017 e agora volta a circular pelo interior. O grande barato é ver de perto a transformação de um container numa espécie de espaço cultural itinerante. A ideia partiu da arquiteta Paola Burkot que viu nesta oportunidade uma possibilidade de implantar um novo conceito alternativo para levar a arte a diversas localidades.

No período em que fica instalado no município, o Container vira um espaço vivo para apreciação de peças de teatro, acesso a livros de história e muitas atividades que envolverão os artistas locais. Tudo gratuito! O espetáculo "Entre Tangos e Fandangos", escrito por Joanita Ramos e dirigido por Mauro Zanatta, é uma das atrações.

O projeto foi viabilizado por meio da Lei de Incentivo à Cultura, patrocínio de CCR RodoNorte e Instituto CCR e realização de: Container Cultural, Rumo Empreendimentos Culturais, Secretaria Especial da Cultura, Ministério da Cidadania e Governo Federal.

Datas das apresentações

TIBAGI

27 de agosto, às 19h

Praça Edmundo Mercer, em frente à Prefeitura

Entrada Franca

CASTRO

28 de agosto, às 19h

Praça João Gualberto, atrás da Superintendência de Cultura.

Entrada Franca

CARAMBEÍ

29 de agosto, às 19h

Praça Cívica de Carambeí. Avenida do Ouro, centro.

Entrada Franca

BALSA NOVA

30 de agosto, às 19h

Praça da Igreja Matriz, Av. Brasil

Entrada Franca

CAMPO LARGO

31 de agosto, às 19h

Praça Getúlio Vargas (Praça do Museu Histórico de Campo Largo)

Entrada Franca

Os atores Richard Rebelo e Flora Vieira Chagas, e os músicos Beto Collaço e Luís Fernando Diogo vão apresentar um espetáculo concebido em linguagem adequada para teatro de rua, referenciada na Comédia Dell’Arte. A peça, que terá tradução em libras em todas as sessões, trata da identidade cultural e também de uma imensa “fome” – inclusive de arte, cuidado e amor – a partir da conflituosa relação entre um brasileiro que não se reconhece como sul-americano e uma estrangeira com sotaque espanhol, que não sabe onde nasceu. Após perderem o navio para a Argentina, os dois decidem percorrer a pé o caminho até o país vizinho, enquanto procuram criar um número artístico que possa lhes garantir a sobrevivência.

Outras ações

Com os objetivos sintetizados no slogan “Arte em Todo Lugar” a equipe, com coordenação de Produção de Diego Marchioro, vai atuar em diversas iniciativas pautadas na ideia de que as populações pouco numerosas dos municípios paranaenses também merecem e podem ter acesso a atividades artísticas. Além do espetáculo "Entre Tangos e Fandangos" o Container Cultural fez uma campanha de arrecadação de livros que serão compartilhados com o público do Projeto e bibliotecas municipais nas cidades de Tibagi, Castro, Carambeí, Balsa Nova e Campo Largo.

Os gestores do Projeto também estão em contato com lideranças e empresários do eixo Mercosul, além de articular com empresas e municípios próximos das cidades contempladas pelo projeto para trazer públicos vizinhos. A ideia central é chamar a atenção para a necessidade de suprir as cidades com menor densidade populacional com uma programação cultural de qualidade. O projeto procura estimular iniciativas locais na área das artes e um melhor aproveitamento de recursos públicos nessa área, com a orientação a pessoas do município que desejam se tornar multiplicadores de cultura. Um grupo de estudantes bolsistas terão a chance de participar da montagem do evento em cada cidade, sendo orientados pelos profissionais do Projeto.

No dia 13 de agosto, em Campo Largo, aconteceu a oficina de produção visando a qualificação para novos multiplicadores culturais. A Oficina foi ofertada para agentes vinculados à Secretaria de Cultura, Educação e Lazer dos municípios e também para agentes da sociedade civil e interessados em atividades artísticas e culturais, tendo como objetivo de instrumentalizar estes agentes para o fomento e difusão de práticas da Produção Cultural. A Oficina foi ministrada pela idealizadora do projeto Container Cultural, a arquiteta Paola Burkot, o coordenador e diretor de produção Diego Marchioro, o Prof. Dr. Ulisses Galeto (UNESPAR) e a produtora Michelle Rescketh do Escritório de Criação. O Projeto “Container Cultural” ofereceu aos participantes desta oficina cobrir os gastos de transporte, alimentação e hospedagem, para 04 pessoas dos 5 municípios contemplados pelo projeto e 15 vagas para residentes de Campo Largo.

ARRECADAÇÃO DE LIVROS

DOE LIVROS, COMPARTILHE!

Os livros arrecadados até 23 de agosto serão compartilhados com o público do Projeto Container Cultural nas cidades de Tibagi, Castro, Carambeí, Balsa Nova e Campo Largo.

Retiramos sua doação! nos escreva em nossas redes ou para projetocontainercultural@gmail.com

#ContainerCultural #PaolaBurkot

22 visualizações