Buscar

Rosa Armorial faz tributo a obra de Antônio Madureira. Show é nesta quinta (19)


O compositor potiguar Antonio Madureira – um dos fundadores do Movimento Armorial – será homenageado no ano de seu 70º aniversário pelo grupo curitibano Rosa Armorial na próxima quinta-feira, dia 19, às 20 horas, no Teatro Paiol (Praça Guido Viaro, s/nº). Ingressos R$15 e R$7,50 (meia entrada). Classificação etária: Livre. Duração 65 min.

Foto: Carol Bassani

O espetáculo Viva seu Antônio! faz parte do trabalho de pesquisa e produção da música armorial. No palco do teatro os seis integrantes do Rosa Armorial - Carla Zago (violino), Marcela Zanette (flautas), Dú Gomide (viola caipira, violão, rabeca), Bruna Buschle (contrabaixo), Gabriela Bruel (percussão) e Denis Mariano (percussão) – com participação especial Lucas Melo (violão) vão mostrar ao público um repertório com algumas das principais composições deste grande mestre da música.

A instrumentista Carla Zago, uma das fundadoras do grupo, conta que o repertório desse novo espetáculo é uma seleção de músicas de Antonio Madureira, carinhosamente conhecido como Zoca. “Ele é um mestre! Dotado de toda a sabedoria, gentileza, humanidade e humildade que somente se encontra nos melhores”. Ela explica que neste show o grupo fará um pequeno painel musical da sua vasta obra. “É a nossa grata e sincera homenagem a ele no ano do seu septuagésimo aniversário”.

A flautista Marcela Zanette, também fundadora do Rosa, completa dizendo que desde sua fundação o grupo tem no seu repertório músicas de compositores consagrados do movimento como Antônio Madureira. “Ao longo desse trabalho de pesquisa buscamos resgatar o conceito armorial na criação de arranjos refinados, reunindo o popular com o erudito, resultando numa sonoridade genuinamente brasileira”.

Antônio Madureira nasceu em novembro de 1949, na cidade de Macau/RN. O compositor desde criança conviveu com a cultura nordestina. Com 17 anos mudou-se para Recife onde foi estudar violão na Escola de Música e Belas Artes. Junto a Ariano Suassuna, Guerra-Peixe, Francisco Brennand entre outros artistas e escritores, participou da fundação do “Movimento Armorial” em 1970, passando a liderar o Quinteto Armorial em 1974, tornando-se não somente o braço direito de Ariano bem como o principal compositor do movimento.

Rosa Armorial

O grupo surgiu em 2009 a partir da formação do Rosa Flô, que toca música popular brasileira. O sucesso das apresentações do espetáculo “Rosa Armorial” e a receptividade calorosa do público incentivaram a produção, e desde então adotaram o nome e o repertório armorial.

Assista:

#RosaArmorial #CarlaZago #MarcelaZanette #DúGomide #BrunaBuschle #GabrielaBruel #DenisMariano #LucasMelo #VivaseuAntônio

10 visualizações