Buscar

Folclores gaúcho, ucraniano e polonês no Largo da Ordem, neste fim de semana

Expressões Curitibanas é um evento realizado aos domingos no Palácio Garibaldi. |

Mais três grupos folclóricos se apresentam neste domingo (22) no palco do Expressões Curitibanas, um evento realizado aos domingos no Palácio Garibaldi (Praça Garibaldi, 12 - Alto São Francisco), que estará aberto para visitação. Food trucks também estarão disponíveis ao público nos jardins e a entrada é gratuita.


O CTB Querência Santa Mônica abre o evento às 11h. O espetáculo reúne mais de 80 pessoas, de crianças a avós, divididas em 5 grupos em comemoração à Semana Farroupilha, um evento festivo da cultura gaúcha. Com 30 anos de história, o grupo conta com 150 integrantes e é o atual campeão do Festival Paranaense de Arte e Tradição Gaúcha, o FEPART, o maior festival de folclore gaúcho do Paraná.


Às 12h, acontece a apresentação do Folclore Ucraniano Barvinok. Fundado em 1930, por jovens agricultores imigrantes, Barvinok é o grupo mais antigo dessa etnia no País. Entre as danças deste domingo está a Previt, uma tradição secular que saúda o público com pão e sal, símbolos da riqueza e fertilidade das terras ucranianas. Outro ato é o Hopak Kolom, originário das danças e festas dos acampamentos cossacos do século XVI. A execução de solos é a principal característica da dança mais tradicional da Ucrânia.

Às 13h é a vez do Junak Folclore Polonês da Sociedade União Juventus. Desde 1960 a equipe difunde as tradições do folclore polonês. O repertório é marcado por cantos e danças repletos de movimentos e cores. Na Polônia, o Junak conquistou os títulos de “Melhor Grupo Folclórico Polonês Amador fora da Polônia” e “Grupo mais Técnico e Comunicativo” no Festival Internacional de Grupos Poloneses, em Rzeszów.


O evento vai até o próximo domingo dia 29, e é apresentado pelo Ministério da Cidadania, Copel, Worker, Sideral e Trans Moreno, numa realização da agência Mind Estratégias.

#MindEstratégias #TransMoreno #sideral #FerramentasWorker #CopelTelecom #Copel #MinistériodaCidadania #FolcloreUcranianoBarvinok #CTBQuerênciaSantaMônica #JunakFolclorePolonêsdaSociedadeUniãoJuventus

8 visualizações