Buscar

Solo Música com as flautas de Poul Høxbro, nesta terça (24)


A Série Solo Música apresenta na próxima terça (24), às 20h na CAIXA Cultural Curitiba, um recital que traz tons da antiguidade aos tempos modernos. O dinamarquês Poul Høxbro, um virtuose no instrumento, especificamente na combinação entre “pipe e tabor” (flauta pastoril e tamboril), em que o músico executa ao mesmo tempo o instrumento de sopro e o de ritmo.

Foto: Eliabeth O'Donnell

Høxbro fez uma seleção de suas flautas para mostrar nesta apresentação chamada “A Mágica da Flauta”. O recital traz sons antigos, músicas vikings e composições medievais, músicas tradicionais escandinavas e espanholas, suítes renascentistas e barrocas, e peças do compositor norueguês Tor Brevik e do compositor dinamarquês Carl Nielsen.

O músico sempre foi fascinado pelas flautas e sua relação com o tempo. Não somente o tempo das músicas, mas da História. Para ele, o instrumento sempre encantou a humanidade, com seus sons “assombrosos e envolventes”. Suas habilidades e o profundo conhecimento em seu campo têm lhe proporcionado convites para dar concertos, palestras e cursos nos EUA, na Austrália, na China e em toda a Europa.

“Será um mergulho na cultura escandinava e, ao mesmo tempo, em parte na História da Flauta”, um recital realmente raro e de um artista surpreendente”, diz Alvaro Collaço, curador e produtor da Série Solo Música.

Para ele não é comum na programação da cidade um recital solo de um flautista com o repertório amplo e que usa com desenvoltura diversas flautas e mostra em um só recital a música de épocas da humanidade.

“É de certa forma a característica da Série Solo Música, propiciar encontros assim”, lembra Collaço, que tem promovido constantemente recitais de flautas, exatamente pela beleza e pelo fator histórico que o instrumento possui.

#SérieSoloMúsica #SoloMúsica #PoulHøxbro #TeatrodaCAIXACulturalCuritiba #CAIXACulturalCuritiba #AlvaroCollaço

39 visualizações