Buscar

Dia Internacional da Animação é comemorado com mostra gratuita de curtas-metragens


Um evento que acontece simultaneamente em todo Brasil também estará presente na próxima segunda-feira (28) em Araucária, na Região Metropolitana de Curitiba. É o Dia Internacional da Animação que está comemorando 16 edições com o envolvimento de mais de 150 cidades de todas as regiões do país. A Mostra exibe curtas-metragens de desenhos animados nacionais e internacionais, selecionados pela ABCA – Associação Brasileira de Cinema de Animação.

A data foi escolhida porque no dia 28 de outubro de 1892, Charles-Émile Reynaud realizou a primeira projeção pública de imagens animadas do mundo, exibindo o filme Pauvre Pierrot, no Museu Grévin, em Paris-França. Inspirada nesse fato, em 2002 a ASIFA (Associação Internacional do Filme de Animação) lançou a comemoração do Dia Internacional da Animação, contando com diferentes grupos internacionais filiados em mais de 30 países. Países como EUA, França, Portugal, Coreia do Sul, Egito, Austrália, Japão, entre outros, também celebram a data.

No Brasil, o evento gera a integração cultural em todas as regiões do país, mobilizando diversas comunidades e facilitando a inclusão e o acesso da população à cultura. Uma das grandes características do Dia Internacional da Animação é a exibição dos filmes em locais com realidades diversas. Os mesmos curtas são exibidos em grandes centros, e também em muitas cidades do interior onde não há salas de cinema.

Ampliar o acesso e fomentar o conhecimento do público em relação ao universo do cinema de animação produzida no Brasil é a missão do DIA. Enfim, mudar a ideia de que animação é algo restrito às crianças. Entretanto, vale reforçar que sempre haverá programação infantil que é também uma maneira de formar público adulto no futuro.

Em Araucária, o evento é realizado pelo Cineclube Gengibirra e pela Casa Eliseu Voronkoff (Rua Julieta Vidal Ozório, nº 413, Centro), nos seguintes horários:

14h – Mostra Infantil

Classificação Indicativa: livre.

19h – Mostra Nacional e Mostra Internacional, com a participação do ilustrador Daniel Freire da Silva conduzindo o debate.

Classificação Indicativa: Não recomendado para menores de 14 anos.

Confira as demais cidades participantes e horários em: www.diadanimacao.com.br

A imagem da capa deste post é da animação Almofada de Pena,

do diretor Joseph Specker Nys, que integra a Mostra Nacional.

#DiaInternacionaldaAnimação #CineclubeGengibirra #CasaEliseuVoronkoff #DanielFreiredaSilva #AssociaçãoBrasileiradeCinemadeAnimação

0 visualização