Buscar

Fotógrafo Orlando Azevedo lança no Museu Oscar Niemeyer “Mestiço – Retrato do Brasil”


O Museu Oscar Niemeyer (MON) promove no próximo dia 7, o lançamento do livro “Mestiço – Retrato do Brasil”, do fotógrafo Orlando Azevedo. A publicação apresenta 340 retratos em preto e branco de brasileiros anônimos, selecionados entre milhares de fotografias registradas ao longo de décadas.

“O livro mostra pessoas unidas pela grande diáspora da língua portuguesa, cuja grandeza e beleza está na sua mestiçagem”, diz Azevedo, açoriano de nascimento, mas desde 1964 residente em Curitiba.

A produção autoral de seu 14º livro, em grande parte, é resultado de um projeto que teve início no final da década de 1990, quando o fotógrafo percorreu 90 mil quilômetros na expedição “Coração do Brasil”, com o intuito de documentar o patrimônio humano e natural do país. A obra também conta com retratos realizados em décadas anteriores, desde os anos 70, ainda em formato analógico.

“A expedição sempre teve como meta revelar o outro, o Brasil oculto e à margem, dar voz ao grito contido”, explica o fotógrafo. “Mestiço – Retrato do Brasil” é uma síntese deste continente chamado Brasil, em sua diversidade e multiplicidade.

O prefácio do livro é assinado pelo jornalista, escritor, tradutor e editor Eduardo Bueno, que define a obra como um Brasil sem maquiagem, de cara e alma lavadas. “Orlando Azevedo nos deixou cara a cara com o Brasil”, define. Bueno é autor da Coleção “Terra Brasilis”, que inaugurou um estilo leve e crítico de contar a história do Brasil.

O acervo do MON conta com nove obras do fotógrafo Orlando Azevedo. Suas fotos também integram acervos de diversas instituições nacionais e internacionais, como: International Center of Photography (Nova York); Centre Georges Pompidou e Museu Francês de Fotografia (Paris); Museu de Arte de São Paulo, Museu de Arte Moderna de São Paulo, Museu Afro Brasileiro e Instituto Cultural Itaú (São Paulo); Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro; Museu de Fotografia Cidade de Curitiba, na capital paranaense; Empresa Portuguesa das Águas Livres (Lisboa) e Fototeca de Cuba (Havana), além de coleções privadas.

O lançamento do livro será no dia 7 de novembro, às 19h30, no Pátio das Esculturas do Museu Oscar Niemeyer, com preço promocional no lançamento de R$ 150. Parte da renda da obra será revertida ao Centro de Umbanda Pai Maneco, com sede em Curitiba.

#OrlandoAzevedo #MuseuOscarNiemeyer #EduardoBueno #CentrodeUmbandaPaiManeco #TorredoMuseuOscarNiemeyer #MestiçoRetratodoBrasil

21 visualizações