Buscar

Escritora Cléo Busatto promove ação literária no Sudoeste do Paraná


Um projeto que nasceu em Curitiba agora ganha a estrada e chega a municípios do interior do Paraná. Bituruna, General Carneiro, Mallet, Paula Freitas, Porto Vitória, Cruz Machado e Rio Azul estarão no roteiro da ação idealizada pela escritora Cléo Busatto, com o objetivo de aproximar o leitor do autor e capacitar profissionais para a arte de contar histórias. É o projeto "Histórias da Cléo PR 2", que será realizado neste mês de novembro em cidades da região Sudeste paranaense.

Viabilizado por meio da Lei Rouanet, com patrocínio da Sanepar e do Grupo Potencial, o projeto compreende espetáculo para crianças e oficina de formação de contadores de histórias. Todas as ações são gratuitas.

Essa é a terceira edição do projeto Histórias da Cléo que já levou as obras da escritora para mais de dez mil crianças da rede pública de Curitiba e da região metropolitana, além de 20 cidades paranaenses. O projeto também já capacitou mais de cem pessoas nas oficinas de contadores de histórias.

A construção do trabalho é uma releitura de algumas obras de autoria de Cléo Busatto por meio de várias linguagens, como a narração oral, o canto e a leitura em voz alta. A plateia é convidada a se tornar protagonista dessa ação, interagindo na atuação da escritora, por meio da exploração sonora e linguística das obras.

Serão quatro espetáculos em cada cidade, dirigidos a crianças de 6 a 11 anos. A ação acontece na Biblioteca Pública ou Cidadã de cada cidade participante, valorizando o uso da biblioteca e reforçando o conceito biblioteca-viva, ou seja, espaço que recebe e atua com cultura.

Já na oficina de formação de contadores de histórias será realizada no dia 19 de novembro, na cidade de Rio Azul, onde serão abordadas considerações significativas sobre o texto literário, como a importância da atividade na formação do ser humano e a narrativa como um caminho para aproximar pessoas.

A primeira edição do projeto Histórias da Cléo, 2014, circulou pelas bibliotecas escolares e Faróis do Saber, da Rede Municipal de Bibliotecas Escolares, de Curitiba. Contou com o incentivo da Caixa Cultural e da Prefeitura Municipal de Curitiba – Fundação Cultural de Curitiba. Oportunizou o acesso gratuito a 5,4 mil crianças da rede pública de Curitiba e da região metropolitana.

Em 2016 foi realizada a segunda edição, que se chamou Histórias da Cléo PR1. O projeto foi selecionado no edital Circula Paraná, da Secretaria de Cultura do Estado do Paraná. Com o patrocínio do MINC e da Copel. Atuou em 20 municípios da Mesorregião Metropolitana de Curitiba e oportunizou o acesso a 5,3 mil crianças e adultos nas ações que aconteceram nas bibliotecas Públicas e Cidadãs de cada cidade. As oficinas de formação de contadores de histórias capacitaram 67 participantes.

Serviço:

Histórias da Cléo PR2

Locais dos espetáculos:

Bituruna, General Carneiro, Mallet, Paula Freitas, Cruz Machado, Porto Vitória e Rio Azul.

Oficina de formação de contadores de histórias: dia 19 de novembro de 2019, no Salão da Secretaria de Educação de Rio Azul (Rua Getulio Vargas, 270).

Intervenção artístico-literária para crianças, Histórias da Cléo: Mallet (04/11), Cruz Machado - (5/11), Paula Freitas (06/11), General Carneiro (11/11), Bituruna (12/11), Porto Vitória (13/11) e Rio Azul (18/11).

Patrocínio: Lei Rouanet, Sanepar e Grupo Potencial.

#CléoBusatto #HistóriasdaCléoPR2 #RioAzul

0 visualização