O público curitibano confere nos dias 16 e 17 de novembro, um dos grandes encontros da música instrumental brasileira. No show “Duo + Dois”, o teatro da CAIXA Cultural Curitiba apresenta três entidades da música instrumental brasileira: os violões inovadores do Duofel (Fernando Melo e Luiz Bueno), acompanhados pelo "escultor do vento", o flautista Carlos Malta e pelo lendário percussionista Robertinho Silva.
FOTO: MARCO FLAVIO
Violões, instrumentos de sopro e percussão dão o tom do que será executado no palco por quatro amigos de longa data, em um show para marcar época. Formado em 2016 e conquistando as plateias por onde passa, o grupo apresenta releituras de clássicos da MPB – que representaram (e representam até hoje) o Brasil em todo o mundo.
A ideia do espetáculo, de acordo com Luiz Bueno, “é levar ao público as mais diferentes emoções que a música propicia e falar direto na alma". Segundo ele, “ao final de cada apresentação do ‘Duo+Dois’, a alegria impregnada no público presente (e nos artistas) é perceptível até ao mais desatento espectador”.
Luiz também comenta que o projeto é marcante na história do Duofel. “Este show trouxe algo que nunca tínhamos experimentado em quase 40 anos de carreira: a liberdade do jazz, no sentido de se criar a música na hora ou de se transformar algo mais ou menos combinado. Essa foi umas das parcerias mais felizes que eu e Fernando já experimentamos”, explica o violonista.
Para Fernando Melo, o som apresentado pelo “Duo+Dois” é uma música de linguagem livre, abstrata e contemporânea. “É uma música sem letra, apoiada no jazz e na MPB. A partir daií, pode-se definir como público deste projeto, as pessoas que apreciam a boa música, em especial a MPB, que é o componente principal do repertório das apresentações do grupo. Desde crianças até os idosos, todos são bem-vindos aos nossos shows”, ressalta o músico.
Gravado no segundo semestre de 2018, o álbum “Duo+Dois”, que traz o registro do show, foi lançado em março de 2019 pelo Selo SESC. No disco e no show, entre outros, estão clássicos como “Canto de Yemanjá” (de Baden Powell e Vinícius de Moraes), “Água de Beber” (Tom Jobim e Vinícius), “Cais” (Milton Nascimento e Ronaldo Bastos) e “Maracangalha” (Dorival Caymmi).
Show “Duo + Dois”, com Duofel, Carlos Malta e Robertinho Silva
Local: CAIXA Cultural Curitiba – Rua Conselheiro Laurindo, 280 – Centro
Datas: 16 e 17 de novembro de 2019
Horários: sábado às 18 e 20h e domingo às 19h
Ingressos: Vendas a partir de 9 de novembro. R$ 30 e R$ 15 (meia – conforme legislação e correntistas que pagarem com cartão de débito CAIXA). A compra pode ser feita com o cartão Vale Cultura.
Bilheteria: (41) 2118-5111 (De terça a sábado, das 12h às 20h. Domingo, das 16h às 19h).
Duração: 75 minutos
Classificação: Não recomendado para menores de 12 anos
Capacidade: 125 lugares (dois para cadeirantes)