Buscar

Nova peça da Companhia Brasileira de Teatro apresenta panorama irônico da evolução humana


O espetáculo “Bem-vindos à espécie humana”, nova montagem da Cia Brasileira de Teatro, faz sua estreia nacional em Curitiba, no Teatro Novelas Curitibanas na próxima semana. A peça fica em cartaz a partir do dia 14 de novembro (quinta-feira) até dia 15 de dezembro, sempre de quinta a domingo, às 20h. Os ingressos são gratuitos e começam a ser distribuídos 1h antes de cada apresentação no próprio teatro.

FOTOS: Luísa Bonin e Amanda Vicentini

No best seller do historiador Yuri Noval Harari e no texto do dramaturgo francês Benoit Lambert, o ser humano e sua evolução no planeta Terra em relação a outras espécies e a ele mesmo é apresentada sob a perspectiva da agressividade. Fala também sobre como as guerras, o sistema capitalista e as religiões abraçam as características humanas e ditam o modos operandi das nossas sociedades complexas. São esses os conceitos presentes na dramaturgia, que traz em cena as atrizes Cássia Damasceno e Giovana Soar.

As personagens apresentam para a plateia um inventário de algumas das experiências que nos unem como espécie humana ao decorrer dos séculos: o medo, a religião, o sistema capitalista e a relação com o dinheiro, o consumo, a acumulação e as armas. De forma irônica e bem-humorada, as duas atrizes questionam as escolhas e os desejos do homem animal e sua relação intrínseca com a agressividade, buscando decifrar quais foram os mecanismos que nos trouxeram até o nosso violento presente.

Ao refletir sobre a evolução do ser humano e como ela recai em nossas vidas íntimas e particulares, uma das buscas da companhia com a obra é pela aproximação com o público jovem – em especial a Geração Z (nascidos entre 1990 e 2010) – dialogando com seus interesses e forma de enxergar o homem contemporâneo, e ainda, tentando entender suas perspectivas – pessimistas ou não – de futuro.

A peça foi contemplada pelo Edital Novelas Curitibanas 2019 da Fundação Cultural de Curitiba, e realiza essa primeira temporada na cidade de forma gratuita. Os lugares no Teatro Novelas Curitibanas – Claudete Pereira Jorge são limitados (70 cadeiras), e a distribuição dos ingressos acontece no próprio teatro sempre 1h antes de cada apresentação.

O Teatro fica na Rua Presidente Carlos Cavalcanti, 1222, no bairro São Francisco em Curitiba. A Classificação indicativa da peça é de 16 anos.

FICHA TÉCNICA

Giovana Soar, Cássia Damasceno, Nadja Naira, Marcio Abreu, Ranieri Gonzalez, Fernando Marés, Helen Kaliski, Jo Mistinguett, Pedro Fiuza, Aristeu Araújo, Mical Kairós, Luísa Bonin, Kathy Alves.

#CompanhiaBrasileiradeTeatro #CiaBrasileiradeTeatro #teatronovelascuritibanas #Bemvindosàespéciehumana #CássiaDamasceno #GiovanaSoar #GeraçãoZ

40 visualizações