Confira nossas dicas para aproveitar a sua próxima viagem para a capital do Uruguai.
Esta semana, algumas companhias aéreas já começaram divulgar que devem retomar os voos internacionais para o Uruguai, suspensos desde março do ano passado. A previsão é de que a partir do dia 3 de novembro de 2021, a Gol, por exemplo, volte a operar a rota entre o Aeroporto Internacional de Guarulhos (GRU) e o Aeroporto Internacional de Carrasco (MVD), em Montevidéu.
Na última semana, o país anunciou que deve iniciar a reabertura das fronteiras a partir de setembro, para quem deseja se vacinar por lá. Mas é a partir de novembro que as portas para o turismo devem estar totalmente abertas em nosso país vizinho.
A Toca Cultural esteve no Uruguai em janeiro de 2020, pouco antes do fechamento das fronteiras, e gravou uma série de vídeos com várias dicas bem interessantes.
Em Montevidéu, por exemplo, criamos um roteiro com 5 dicas imperdíveis para você conhecer.
A cidade tem pouco mais de 1 milhão e 300 mil habitantes, recebe visitantes do mundo inteiro e têm muitas atrações pra você visitar.
Vamos começar?
Ah, e confira tudo até o final desta página, onde você encontra os endereços sugeridos e o vídeo completo pra assistir.
1. Plaza Independencia
Montevideo foi fundada na primeira metade do século XVIII, tem um clima tranquilo e um Centro Histórico com casarões coloniais, praças e parques perfeitos pra você aproveitar. Por isso, essa primeira dica vale por 4: É a Plaza Independencia.
Esse é um lugar estratégico, pois em volta dela existem vários pontos turísticos imperdíveis. Bem no meio da praça fica o monumento e o Mausoléu do General José Artigas, que é um grande herói nacional, importantíssimo quando se fala das batalhas pela independência do país. Ao lado da estátua, você encontra uma escadaria que leva o visitante até este grande salão da foto abaixo, onde estão guardados os seus restos mortais.
De volta aos entornos da praça, na esquina com a Avenida 18 de Julio, está o emblemático Palácio Salvo. A construção, de 1925, é um dos cartões-postais de Montevideo e considerada, na época, a edificação mais alta da América do Sul. Nesse local fica o Museu do Tango, em homenagem ao cantor mais famoso do Uruguay, Carlos Gardel, e o tango mais famoso do mundo, La Cumparsita.
O prédio recebe os turistas para visitas diárias e, uma vez por semana, há um passeio noturno que inclui histórias cheias de mistério e outras lendas que "assombram" o lugar. É bem bacana!
Do outro lado da praça, está a Puerta de la Ciudadela, que é a entrada da Ciudad Vieja, o bairro mais antigo da cidade. Em meio às construções antigas, você encontrará restaurantes, bares, pubs, teatros, feiras de artesanato, livrarias e antiquários. Sinceramente, vale uma caminhada para explorar as ruas e calçadões desse local.
A poucos metros, também fica o Teatro Solis, uma construção de 1856, que além da arquitetura impressionante, oferece aos turistas, uma visita guiada ao seu interior, com direito a uma amostra teatral e muitas histórias curiosas.
O Teatro é administrado pela Prefeitura de Montevideo e, no subsolo, guarda um rico acervo histórico de produções cinematográficas e teatrais do Uruguay. São cartazes e programas de espetáculos, e até uma galeria de grandes artistas que protagonizaram muitos filmes e espetáculos por aqui. Mas uma das experiências mais marcantes de quem vem até aqui é o palco principal.
O dourado e o vermelho contrastam de maneira impressionante pelos camarotes e a acústica é excelente
2. Mercado del Puerto
Não muito longe da Praça Independência, está a nossa segunda dica: o Mercado Del Puerto. Além de uma experiência gastronômica bem típica uruguaia, esse lugar conta com lojas de produtos artesanais e muitas lembrancinhas. Tudo é muito limpo, e a visita é obrigatória!
Em volta, há um calçadão com barraquinhas e outras lojas, que vendem desde lembrancinhas menores, até aquela estátua de madeira, que não vai caber em mala nenhuma, mas que você vai querer comprar, só para colocar na sua sala.
Além disso, essa dica é valiosa, porque é dali que sai o ônibus turístico de Montevideo. Nosso conselho é comprar via internet, e pegar o primeiro do dia, para dar tempo de descer na maior parte das 11 paradas.
3. Palácio Legislativo
Nossa terceira dica é conhecer uma das construções mais grandiosas da cidade, que é a sede do Poder Legislativo Uruguaio, inaugurado em agosto de 1925. Oferece visita guiada e vale a pena conhecer com bastante calma.
No saguão, que divide a Câmara dos Deputados e o Senado, chamado Salón de los Pasos Perdidos, tem mais de 40 ou 50 tipos diferentes de mármores e granitos. Vários dos mais importantes escultores uruguaios do início do século vinte deixaram aqui suas marcas, em molduras, adornos e esculturas.
A Biblioteca do Palácio é outro show a parte, pois além de seu mobiliário em madeira, o lugar guarda uma das primeiras edições da constituição Uruguaia, obras de arte, dentre outras raridades que compõem os 250 mil volumes do acervo.
Nos jardins, em frente ao Palácio, você também encontra quatro esculturas belíssimas que representam: El Trabajo; La Ciencia; La Ley; La Justicia.
Nos dois plenários internos, onde acontecem as sessões ordinárias dos deputados e senadores, você se impressiona com o trabalho artesanal em nogueira italiana. Numa delas você vai ver um enorme quadro pintado por Fernando Laroche, representando "El Encuentro de Artigas y Rondeau en el Cerrito durante el segundo sitio de Montevideo em 1813".
Assista ao vídeo no final desta matéria e veja como é incrível esse lugar!
4. El Rosedal, Parque del Prado e Jardín Botanico
Entre o monumento de “La Diligencia” e do “Jardin Botânico”, fica o EL ROSEDAL. É um parque cheio de túneis de roseiras, perfeito para tirar belas fotos.
Ao lado, fica o Parque del Prado, o maior da cidade, inaugurado em 1873. É o lugar ideal para caminhar em meio a natureza e aproveitar o dia na cidade.
Bem próximo fica o Jardin Botânico, muito frequentado por moradores do bairro, que buscam o local pela tranquilidade, ideal para quem quer ler um livro ou ter um contato mais próximo com a natureza.
5. Fonte dos Cadeados e Facal
A última dica parece meio batida, pois 10 em cada 10 videos do youtube irão te sugerir conhecer a fonte dos cadeados e sugerir pra você jantar no Facal. É uma bela fonte, cercada por uma grade tomada por cadeados enferrujados, que foram colocados ali como uma superstição de "selar o romance" de casais apaixonados.
Mas tudo está enferrujando, o que mostra que a insegurança de algumas pessoas no amor, na verdade, cria um problema ambiental, que você só percebe quando chega lá. Então tiramos fotos e tal, mas não prendemos um cadeado.
A lanchonete mais tradicional da cidade fica bem em frente. No cardápio, é possível ver que eles fazem de tudo um pouco, mas o bom mesmo é saborear o lanche típico do Uruguay, o chivito. E o deles, é sem dúvida, o melhor que comemos por lá.
Outras coisas que legais
A posição geográfica da capital permite ao turista admirar um pôr-do-sol incrível à beira do mar. Aliás, vale frisar que os moradores também costumam se reunir no calçadão da orla para tomar um tererê, e jogar conversa fora enquanto o sol se põe.
Aliás, a cidade oferece uma ótima infraestrutura à beira mar, para prática desportiva e convívio social. É realmente exemplar!
Na cidade de Montevideo você também vai encontrar outros atrativos muito legais. Como o Museu Torres García, dedicado a um dos artistas contemporâneos mais importantes da América do Sul, e pra quem é fã de futebol, o Estádio Centenário, palco da primeira Copa do Mundo, em 1930.
A rede hoteleira, em geral, é muito bacana, com preços bem convidativos. O hotel que escolhemos é histórico, construído nos anos 20 e reformado na última década. O lugar serviu até de inspiração para um conto do famoso escritor argentino Julio Cortazar. Aquele, da estátua em Buenos Aires, no meio da cafeteria London, nosso lugar favorito para comer medialunas. Mas isso é assunto para um próximo vídeo!
Existem outras dezenas de passeios, com degustação de vinhos, ou até excelentes restaurantes para apreciar saborosos cortes de carnes.
Se você gostou das dicas, se inscreve no nosso Canal do Youtube para acompanhar as nossas próximas viagens e shows que vamos cobrir por aí. Aproveita e dá um like nesse vídeo e escreva seus comentários, compartilhe com todos a sua experiência na capital uruguaia e até a próxima!
Endereços mencionados na matéria
Museo del Tango em Montevidéu
Endereço: Plaza Independencia 848, 11100 Montevideo, Uruguai.
Horário: todos os dias, das 10h30 às 16h30.
Preço: 150 pesos uruguaios.
LA CUMPARSITA Dinner & Tango Show. +598 93 416 202 | http://www.lacumparsita.com.uy
Visita Guiada no Palácio Salvo
Endereço: Plaza Independencia, 848, 11.100 Montevideo, Departamento de Montevideo, Uruguay. | Tel. +598 98 456 370 |
Facebook.com/visitasguiadasalPalacioSalvo
Visita Guiada no Palácio Legislativo
Endereço: Av. de las Leyes s/n Montevideo CP 11.800. | Tel. 2924 1783 | protocolo@parlamento.gub.uy | www.parlamento.gub.uy
Teatro Solis
Endereço: Buenos Aires S/N, 11000 Montevideo, Uruguai. | Tel. +598 98 456 370
www.teatrosolis.org.uy | ciddae@teatrosolis.org.uy
Mercado del Puerto
Endereço: Rambla 25 de Agosto de 1825 228, 11000 Montevideo
Passeio Ônibus de Turismo - CityTour
Bus Turístico Montevideo
https://www.busturisticomontevideo.com.uy
Jardín Botanico
Endereço: Av. Dr. Luis Alberto de Herrera 4553, 11700 Montevideo
https://montevideo.gub.uy
Facal
Av. 18 de Julio 1249, 11100 Montevideo, Departamento de Montevideo, Uruguai
http://www.facal.com.uy
Assista ao vídeo:
Acesse nosso Canal do Youtube e confira mais dicas de viagem e shows, espetáculos e entrevistas que registramos.
Retomada dos vôos
A Gol informa que de 03 a 14 de novembro, serão 4 saídas semanais para Montevidéu, às segundas, quartas, sextas e sábados, mesmos dias do retorno a Guarulhos. No site da LATAM já é possível encontrar passagens disponíveis para dezembro. E a Azul nos informou deve anunciar nos próximos dias como será a retomada dos vôos para o Uruguai.
Comments