Academia Feminina de Letras do Paraná celebra entrada de novas escritoras
- Toca Cultural
- 25 de mar.
- 2 min de leitura
Mara Cornelsen, Leda de Oliveira Pinho, e Maria Glória Dittrich serão recepcionadas em sessão solene, na sede da Academia em Curitiba.

A Academia Feminina de Letras do Paraná realizará sessão de posse, no próximo dia 4 de abril, com a entrada de novas acadêmicas. A solenidade marcará o ingresso da jornalista Mara Cornelsen, ocupando a Cadeira n°39. Cadeira esta, ocupada anteriormente por Lygia Lopes dos Santos, tendo como Patrona Pompília Lopes dos Santos, fundadora da Academia Feminina de Letras do Paraná, instituição cultural e literária desde 1970.
Mara Cornelsen nasceu em Curitiba-PR, jornalista e radialista, aposentou-se após 35 anos, atuando no jornalismo policial na Gazeta do Povo e Tribuna do Paraná, chegando à Editora Chefe, com jornalismo investigativo. Sua narrativa do cotidiano foi apreciada quando, passando pela transição para o jornal digital, escreveu na coluna semanal ‘Crônicas de Mara’, cerca de 150 crônicas, selecionadas no livro ‘Crônicas’, publicado pela Ás Editorial, com lançamento na livraria Arte & Letra, em março de 2025. Em paralelo ao jornalismo, atuou como radialista, aposentando-se após 35 anos como funcionária pública estadual da ‘Rádio Educativa’, com programas de entrevistas, voltadas ao público feminino. Considerada pioneira da rádio e um ícone do jornalismo policial no Paraná, sua história foi contada em foto-biografia no livro ‘Vozes do Paraná’ - Vol VI, 2014.

Já a professora universitária, pesquisadora acadêmica e juíza federal aposentada, Leda de Oliveira Pinho, ocupará a Cadeira n° 31 cuja Patrona é Stanil Martins Araújo, tendo como antecessora Maria Alba Mendes Silva Gastão Barbosa Xavier.
Como escritora, Leda de Oliveira Pinho, é versátil com poesias, livros infantis, ensaios, contos e artigos jurídicos publicados em revistas, anais e antologias, com ênfase na igualdade de gêneros.

Por fim, a professora doutora em teologia e artista plástica, Maria Glória Dittrich, de Santa Catarina-SC, fará parte da Academia Feminina de Letras do Paraná, como Membro Correspondente. Suas publicações estão relacionadas à área educacional infantil; prática de inclusão do autista; políticas públicas em educação e saúde; arteterapia como instrumento de saúde mental, fundadora da Associação Catarinense de Arteterapia (ACAT).
A solenidade de posse terá início a partir das 15h, do dia 4 de abril, no Teatro Chloris Casagrande Justen, na sede da Academia Paranaense de Letras - Rua Visconde do Rio Branco, 1717, em Curitiba, Paraná.
Comments