Buscar

Casa da Cultura Polônia Brasil lança portal comemorativo


No dia 22 de novembro será lançado em Curitiba o portal Polonidade no Brasil - Memória e Legado, iniciativa da Casa da Cultura Polônia Brasil, em Curitiba. O evento é alusivo às comemorações dos 150 anos da imigração polonesa ao Brasil e este novo espaço virtual foi criado para dar visibilidade a história das pessoas que possuem algum vínculo com a cultura polonesa. O portal será trilíngue, com textos em português, polonês e inglês, escrito por descendentes e não descendentes de poloneses, divulgando a história desses importantes atores, ao narrar suas memórias, contribuições e legados.


Os primeiros imigrantes começaram a chegar no Brasil em 1869, com inúmeras famílias vindas da Polônia, inicialmente na cidade de Brusque em Santa Catarina, em seguida à colônias no Paraná (em 1871), e depois ao Rio Grande do Sul.


O estado do Paraná foi o que teve maiores influências da cultura polonesa no Brasil, sendo a capital Curitiba a segunda cidade fora da Polônia com o maior número de habitantes de origem polonesa, superada apenas por Chicago, nos Estados Unidos.

A contribuição de poloneses, a partir do século XIX, para a construção da identidade nacional é muito importante. Por este motivo, surgiu a ideia da criação de um portal para documentar a história de imigrantes poloneses no Brasil, a partir de relatos de familiares e historiadores, e também facilitar a comunicação com as comunidades polono-brasileiras. O projeto teve início em agosto de 2018, a partir de patrocínio direto e de pequenas doações da comunidade .

Serviço

Lançamento do Portal "Polonidade no Brasil: Memória e Legado" Dia: 22 de novembro de 2019, às 19h30. Casa da Cultura Polônia Brasil (sede da Sociedade Polono Brasileira Tadeusz Kosciusko) Rua Ébano Pereira, 502 / Centro - Curitiba/PR A Casa da Cultura Polônia Brasil, é uma entidade com personalidade jurídica de direito privado, sem fins econômicos, de caráter cultural, educacional, social e esportivo. Entre seus objetivos está a pesquisa, intercâmbio entre Polônia e Brasil, cooperação com entidades polonesas e brasileiras, promoção do patrimônio, tradição e costumes, além de contribuir para integração da comunidade polono-brasileira e realização de eventos e projetos.

0 visualização