Buscar

Centro Cultural da Espanha abre exposição fotográfica “EXTRAÑAR - Miradas de Eve Ramos”

Fotografias retratam lugares da Argentina e da Espanha. |

Nesta sexta-feira (13/03), às 20h, o Centro Cultural da Espanha realiza a vernissage da exposição EXTRAÑAR - Miradas de Eve Ramos, de fotografias realizadas na Argentina e na Espanha. A mostra conta com a produção cultural de Thereza de Oliveira.


Estranhar é uma prerrogativa do conhecimento. Tudo que nos é familiar passa despercebido e raramente provoca curiosidade ou desperta atenção. Por isso, ao visitarmos uma localidade ou país pela primeira vez é comum que as impressões mais fortes sejam causadas por estabelecimentos inusitados ou comportamentos que nos parecem diferentes.


Para extrañar, que é como se fala “sentir saudade” em espanhol, é necessário reconhecer algo nosso em outro lugar, como se estivesse solto e avulso por aí. É como se encontrássemos um pedacinho de nosso ser perdido em outra parte, às vezes em uma cidade, em uma ideia, ou mesmo em alguém, e a saudade é a marca desse reencontro que em seguida foi desfeito.


É desse estranho extrañar que nasce esta exposição. A partir de ensaios realizados pela fotógrafa Eve Ramos na Argentina e na Espanha, entre 2018 e 2019, propomos aqui que as fronteiras desses países se confundam e que possamos descobrir um novo lugar, cujas paisagens se complementam e se somam para desembocar no oceano. Um lugar que seja estranho, na medida que provoque dúvidas, e que seja extrañado, por oferecer uma chance de reencontros.


Desde 2007, o Centro Cultural da Espanha é uma referência no ensino do espanhol. Além de oferecer cursos, traduções e programas de intercâmbio, o CCE sempre apresenta à comunidade eventos gastronômicos, palestras, bate-papos, atrações musicais, mostras de cinema e exposições, contribuindo para a difusão da cultura dos países hispânicos.


Serviço:

EXTRAÑAR - Miradas de Eve Ramos

13/03/2, às 20h

Centro Cultural da Espanha

Rua Doutor Faivre, 93 – Centro

Curitiba - PR

Entrada franca, mediante reserva.

0 visualização