Atração tem canções de Zeca Baleiro e inspiração no realismo fantástico, mas texto segue tão atual como nunca.
“O teatro de Dias Gomes faz o Brasil olhar no espelho”, disse o diretor Ricardo Grasson. E ele estava certo! Nunca um texto se encaixou tão bem com a realidade do país, mesmo após mais de 50 anos de seu lançamento. Mesmo caminhando no limiar da farsa, com personagens caricatos, retrata o cotidiano da cidade de Sucupira, de modo ao público se identificar com as situações como se fossem atuais, do cotidiano.
O Bem Amado Musicado” é um dos principais espetáculos da Mostra Lucia Camargo, no Festival de Curitiba. Tem trilha sonora inédita composta por Zeca Baleiro e Newton Moreno, canções com direção musical de Marco França que - em cena, faz o personagem Zeca Diabo, enquanto o célebre Odorico Paraguaçu é vivido por Cássio Scapin, o Nino do Castelo Rá-Tim-Bum.
Para reconstruir a “pequena, seca, rude, litorânea e quente” cidade de Sucupira, Grasson usa referências dos filmes de Federico Fellini, da xilogravura nordestina moderna e do teatro popular brasileiro para criar o clima vibrante e alegre como a melhor face do país. “É o Brasil real falando de si mesmo”.
No enredo, Odorico Paraguaçu é o inescrupuloso prefeito da pequena cidade, cujo único objetivo é conseguir um morto para inaugurar o cemitério municipal. A peça dialoga com o Brasil de hoje e faz várias críticas às interferências religiosas nas decisões políticas, e na soberba de Odorico que se coloca acima da Lei, justificando seus atos pelo "bem da municipalidade".
As irmãs Cajazeiras e o famoso Dirceu Borboleta também estão muito bem representados, arrancando risos e aplausos da plateia. Vale destacar também toda trilha musical sendo apresentada ao vivo, o que torna o espetáculo ainda mais envolvente. Imperdível!
Serviço:
O Bem Amado Musicado Mostra Lucia Camargo - Festival de Curitiba Data e Horário: 3 e 4 de abril às 20h30. Local: Teatro Guaíra (Guairão) - Rua XV de Novembro, 971 - Centro Classificação: 12. Duração: 100' Ingressos: www.festivaldecuritiba.com.br Valores: R$ 80 e R$ 40 (meia)
GALERIA DE IMAGENS
FOTOS: LANA SEGANFREDO / TOCA CULTURAL
Comentários