Coletivo de Teatro Off Off Broadway volta em cartaz com espetáculo interativo e on-line
- Toca Cultural
- 15 de mar. de 2021
- 3 min de leitura
Com direção de Samanta Precioso e direção musical de Gustavo Sarzi, o experimento cênico permite ao espectador participar e interferir nos rumos da trama.|

Fotos: Bianca Fina
Com a premissa de colocar o público dentro da história, o Coletivo de Teatro Off Off Broadway volta em cartaz com o espetáculo O Ensaio Invisível em curta temporada on-line de 19 a 28 de março, com sessões de sexta a domingo, às 20h.
O elenco é formado por Morgana Sales, Fábio Teixeira, Carla Zanini, Fábia Mirassos, Josias Fabian e Guigo Ribeiro. A temporada tem apoio do edital Aldir Blanc pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo.
Sinopse: Num futuro distópico marcado por um acidente que desencadeou um processo de caos, colapsos e rupturas, um grupo de pessoas conversa clandestinamente. Os integrantes propõem-se a correr este risco em nome do que sentem e do significado que estes encontros passam a ter em suas vidas.
O espectador pode assistir a experiência de duas maneiras: a transmissão pelo YouTube ou como espectador participativo, interagindo com a história. Nesta opção, o espectador deve acessar a plataforma Zoom através de um link que irá receber no dia da apresentação e será guiado pelos atores e poderá ser chamado a dividir experiências que já viveu, responder perguntas e contribuir com a história. Os ingressos são gratuitos, mas é necessário fazer reserva na plataforma Sympla.
O Coletivo de Teatro Off Off Broadway iniciou o processo de criação do espetáculo há dois anos para falar sobre as condições invisíveis das pessoas em situação de rua. Durante os ensaios, que aconteceram de forma on-line, a ideia original foi dando espaço para o desejo do grupo, atravessado pelo momento histórico, de falar de suas necessidades pessoais. Falar como uma fuga da loucura, para escapar juntos da possibilidade eminente de caos num híbrido entre a ficção e uma camada de pessoalidade de cada ator.

“Desejamos dialogar com o momento político que vivemos abrindo um espaço de imaginação coletiva de futuros possíveis. Nos debruçamos no processo a entender a conjuntura atual a fim de conseguirmos saltar para a ficção, porque acreditamos, no fim, ser essa a função do artista”, ressalta a diretora. Samanta Precioso precisou descartar as cenas já ensaiadas e passou a aproveitar as possibilidades de jogo que só poderiam acontecer no formato digital.
“Cortei cenas já levantadas e focamos nesta situação específica do distanciamento social. Passamos a entender as técnicas de luz, atuação, a criação do figurino e cenário que são muito mais do mundo do audiovisual do que do próprio teatro. O Zoom tem possibilidades sonoras limitadas, então tivemos que adaptar e jogar com o foco de texto e música, ora ao vivo, ora gravada. A equipe inteira teve que se reinventar e redescobrir a maneira como trabalhava. Acredito que o resultado é a gente, tudo junto, se reinventado como gente.”
Essa é a quarta direção de Samanta junto ao coletivo. A parceria começou em Liberdade, Justiça e Conveniências (2003), em seguida O Golpe Que Não Cabe no Baú (2005) e A Caminho de Avignon (2018). A temporada tem apoio do edital Aldir Blanc pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo.
Ficha técnica:
Direção e Dramaturgia: Samanta Precioso. Direção Musical: Gustavo Sarzi. Direção de foto: Fernando Cirillo. Elenco: Morgana Sales, Fábio Teixeira, Carla Zanini, Fábia Mirassos, Josias Fabian e Guigo Ribeiro. Músico performance: Gustavo Sarzi. Direção de Movimento: Felipe Cirilo. Voz: Mila Valle. Produção Executiva: Lia Levin. Vídeo e Arte Gráfica: Natasha Precioso e Bianca Fina. Direção de Arte: Hobjeto. Assessoria de Imprensa: Adriana Balsanelli. Fotos: Bianca Fina. Realização: Mercearia de Arte.
Serviço:
O Ensaio Invisível
De 19 a 28 de março – Sextas, sábados e domingos às 20h.
Duração: 35 minutos. Classificação etária: 16 anos
Ingresso: Grátis.
Reserva de ingressos e acesso à transmissão: Sympla.com.br
Informações: Adriana Balsanelli
Comentários